Mostrar Aviso
Compartilhe:

Vale mais a pena ser autônomo ou abrir uma empresa?

Uma dúvida bastante comum entre quem trabalha por conta própria é saber se vale mais a pena ser autônomo ou abrir uma empresa com CNPJ, seja por meio do MEI ou mesmo em um outro enquadramento que faça sentido para aquele tipo de atuação profissional.

Por desconhecimento, a maioria das pessoas acaba sendo enquadrado como autônomo, o que pode ser bom ou ruim, dependendo de cada caso em específico.

Abaixo, separamos informações bem interessantes sobre esse assunto e que vão te ajudar a decidir se vale mais a pena ser autônomo ou abrir uma empresa. Veja!

Autônomo ou abrir uma empresa: Qual é melhor?

Para muitas pessoas, ser autônomo é quase que automático quando elas trabalham por conta própria. Isso porque ainda existe a ideia de que uma empresa só pode ser configurada como tal, se houver funcionários, uma sede, etc.

Com o MEI, porém, isso vem mudando ao longo dos anos. Afinal, o MEI nada mais é do o microempreendedor individual, ou seja, aqueles que antes eram autônomos. Entre as profissionais mais conhecidas do MEI, estão:

  • Diaristas
  • Manicures
  • Jornaleiro
  • Entre outras

Então, quem se viu enquadrado no MEI, pôde aproveitar as vantagens desse enquadramento, que são:

  • Imposto menor e mais simplificado: O MEI paga apenas uma única guia mensal, que pode chegar até a 52 reais por mês. É simples, rápido e fácil de emitir.
  • Emissão de nota fiscal em qualquer cidade e até mesmo por meio de aplicativos. Essa nota fiscal não é cobrada e, diferente do que acontece com autônomos, não existem descontos no serviço prestado.
  • Possibilidade de fechar contratos entre pessoas jurídicas de maneira mais simples e mais segura. O MEI sai da informalidade e pode se proteger contra golpes e má fé.

Com tudo isso, o MEI se tornou uma opção válida, barata e segura para quem vivia na informalidade ou mesmo como autônomo, pagando caras alíquotas por serviço prestado. Em suma, ser MEI é mais vantajoso do que ser autônomo, sem dúvidas. Mas e quando você não se enquadra na categoria de microempreendedor individual, o que vale mais a pena: ser autônomo ou abrir uma empresa? Vamos responder abaixo

As vantagens de abrir uma empresa ao invés de ser autônomo

Sem mais delongas, vamos trazer nosso posicionamento. Em geral, acreditamos que abrir uma empresa sempre será melhor do que se manter como autônomo. Os motivos são variados e trouxemos alguns deles abaixo:

  • Impostos menores

Como empresário, é bastante possível que você economize até 20% em impostos. Essa economia pode ser sentida até mesmo na hora de emitir uma nota fiscal ou de fechar negócios com pessoas físicas e jurídicas.

Em geral, costuma valer muito a pena abrir uma empresa, especialmente financeiramente. As alíquotas para autônomos são mais elevadas e causam maiores prejuízos nesse sentido. Portanto, para quem quer economizar, optar pelo CNPJ ao invés de se manter de maneira autônoma, é uma excelente ideia – desde que, claro, o seu contador te ajude a encontrar a melhor forma de pagar menos impostos, como decidindo por um bom enquadramento empresarial e um regime tributário que faça sentido para a sua empresa.

  • Acesso ao crédito

Quando abrimos uma empresa, conseguimos mais facilidade de acesso ao crédito, justamente porque há mais facilidade também para comprovar nossos rendimentos por meio da contabilidade específica. Os bancos e financeiras passam a enxergar mais possibilidade de pagamento, o que torna o acesso ao crédito mais seguro e até mesmo mais barato – para empresas, as taxas podem ser melhores.

Quem vive de maneira informal quase sempre possui problemas para comprovar renda e, muitas vezes, não consegue nem ao menos financiar um veículo de baixo valor. Isso é um problema que compromete a vida financeira como um todo e traz inúmeros prejuízos pessoais e profissionais.

  • Potencial de crescimento

Por fim, uma das grandes vantagens em se formalizar é conseguir potencializar o seu crescimento. Como empresa, é possível contratar funcionários, ter acesso ao crédito e, claro, trazer investidores. Por mais que tudo isso pareça inviável agora, a formalização traz também clientes maiores e melhores, o que tem tudo para gerar maior receita e te ajudar a crescer como empresa.

Conclusões

Abrir uma empresa é, sem dúvidas, a melhor opção para quem trabalha como autônomo. Mais economia, mais acesso ao crédito e mais crescimento são apenas alguns dos benefícios. Do ponto de vista financeiro, economizar em impostos é sempre bem-vindo e pode te ajudar a cobrar mais dos seus clientes sem precisar aumentar o que se paga aos fiscos.

Gostou das dicas de hoje? Entre em contato conosco se você pensa em abrir uma empresa e deixar de ser autônomo. Vamos te ajudar com toda a documentação e o processo de legalização em Florianópolis! Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)