5 dicas para tirar sua empresa do vermelho
Tirar sua empresa do vermelho é muito importante para garantir que ela possa ter sucesso e não corra o risco de abrir falência devido às dívidas. Afinal, se manter no vermelho é sempre um problema e é muito importante evitar ao máximo essa situação. Mas, se você chegou em um momento em que sua empresa está no vermelho, qual é a melhor forma de colocá-la no azul de novo? No texto de hoje, trouxemos 5 dicas que podem ajudar muito nesse processo de recuperação. Veja!
Veja como tirar sua empresa do vermelho
Sem mais delongas, vamos falar um pouco sobre como você pode tirar sua empresa do vermelho e recomeçar o negócio da melhor maneira possível. Vamos lá!
1- Procure a ajuda de um contador
A primeira dica é uma das mais importantes para quem quer tirar sua empresa do vermelho. O contador é o profissional mais capacitado para ajudar nesse processo e entender o que está errado para quem empresa esteja em uma situação ruim financeiramente. É preciso fazer os cálculos e, com isso, permitir que seja possível analisar tanto a parte financeira, quanto a parte burocrática do negócio, e tomar decisões que possam tirar a empresa do vermelho. Não é uma tarefa simples, mas é muito possível que o contador consiga encontrar caminhos que realmente tragam resultados a curto e a longo prazo também. Além disso, um dos grandes problemas das empresas nos dias de hoje é saber lidar com os impostos e com o pagamento deles. Não é incomum vermos empresas que se endividam porque deixam de pagar os impostos. Então, contrate um bom contador e peça ajuda!
2- Faça um acompanhamento completo do fluxo de caixa
Outro motivo que pode fazer com que a sua empresa se endivide, é uma má gestão do fluxo de caixa, ou seja, o descontrole sobre o que entra e o que sai da empresa. É muito importante que o fluxo de caixa seja acompanhado de perto, de acordo com as entradas e saídas. Para uma loja que tem vendas diárias, esse controle de fluxo de caixa deve ser diário também, enquanto que, para uma empresa que vende menos ao longo do mês, o controle de fluxo de caixa pode ser feito uma ou duas vezes na semana. O mais importante é que haja um cuidado com o controle de fluxo de caixa e que ele seja constante.
3- Tente diminuir os juros das dívidas
Outra dica importante para tirar sua empresa do vermelho, é pensar em renegociar as dívidas, focando em diminuir os juros ao máximo. Os empréstimos e o cartão de crédito podem representar uma grande parte do que sua empresa deve, então, vale muito a pena tentar ao máximo ligar para os bancos e buscar uma forma de renegociar as dívidas para pagar um montante menor por mês. Se você tem muitas parcelas, experimente unir todas, quitar com desconto e conversar com os bancos sobre valores de juros. Isso pode ajudar a desafogar as contas e tirar sua empresa do vermelho. É claro que é interessante contar com um contador para isso, pois ele tem mais experiência e vai poder te dar um auxílio mais personalizado.
4- Desvincule suas contas pessoais
Muitos empreendedores acabam falhando com seus negócios quando vinculam as suas contas pessoais das contas da empresa. O mais comum é que se faça retiradas no caixa, o que acaba causando um descontrole do que foi gasto real do negócio do que foi um valor retirado para uso próprio. Além disso, se o empreendedor usa uma conta pessoa física para receber pelos seus serviços, o pagamento de impostos é muito mais alto do que seria caso ele utilizasse uma conta PJ para tal, reduzindo os valores que ele deposita na conta pessoal. O imposto de renda é um dos impostos mais expressivos e vale a pena evitar pagar sobre o montante total do faturamento. Os microempreendedores individuais são os que mais costumam cometer esse erro, deixando de abrir uma conta PJ e recebendo tudo em suas contas pessoais. Logo, precisam declarar o valor total à receita federal, aumentando a alíquota do IR.
5- Aumente o valor cobrado
Por fim, uma boa forma de tirar sua empresa do vermelho é aumentando o seu ticket médio, afinal, os custos de todas as coisas estão mais altos e, com isso, o pagamento precisa ser ajustado de tempos em tempos. Existe uma grande dificuldade dos empreendedores em fazer isso quando se trata de clientes antigos, pois o ajuste anual acaba ficando de fora do acordo. A dica é que tudo conste em contrato, com ajustes para a renovação, de 10 em 10% ao ano, por exemplo, dependendo da inflação da economia do país.
Esses pequenos ajustes ajudam a evitar que seja necessário fazer um ajuste muito elevado anos depois, o que pode gerar a perda do cliente. Então, se sua empresa está no vermelho, pode ser que o ticket médio está muito baixo para a nova realidade da economia, tornando quase impossível quitar as contas.
E, claro, o mesmo vale para empresas que vendem produtos: de tempos em tempos, é importante rever os valores dos produtos, já que as matérias-primas também aumentam de valor, assim como os custos no geral.
Gostou das dicas de como tirar sua empresa do vermelho? Nos procure para que possamos te ajudar a ter um financeiro melhor! Até a próxima!