Compartilhe:

Tecnologias que foram implantadas no IR 2022 (app e pix)

Algumas tecnologias foram implantadas no IR 2022, no intuito de garantir acesso a todas as pessoas que precisam declarar imposto de renda, mesmo que elas não tenham um computador para baixar o programa específico, que é pesado e que precisa de uma boa internet. No texto de hoje, vamos contar um pouco sobre as novidades que chegaram e que já estão valendo para este ano de 2022 – você verá que elas podem facilitar sua vida na hora de declarar seu Imposto de Renda e também garantir mais rapidez no recebimento do ressarcimento. Veja abaixo!

Quais foram as tecnologias implantadas no IR 2022?

A Receita Federal tem como objetivo principal facilitar a vida das pessoas que querem declarar o imposto de renda e não querem mais sonegar os impostos. A ideia é trazer acessibilidade para todos e possuem um celular, além, claro, de ajudar a deixar o pagamento muito mais rápido. Abaixo, vamos falar mais do PIX e do aplicativo que já está funcionando. Veja!

1- Aplicativo “Meu Imposto de Renda”

O aplicativo “Meu imposto de renda” foi criado justamente para trazer essa questão da acessibilidade à tona e garantir que todas as pessoas que tenham um celular ligado à internet possam fazer a declaração, sem necessariamente precisarem de um computador. Nos anos anteriores, o contribuinte precisava baixar o programa específico da Receita Federal, em um computador com acesso a uma boa internet e, claro, que tivesse bastante espaço para que o programa rodasse bem. 

A questão é que muita gente não possui um computador no Brasil e precisava pagar um contador ou pedir ajuda de vizinhos e amigos para baixar o programa, que causava um certo problema de privacidade, já que todos os dados ficavam salvos naquela máquina e só podiam ser acessados por lá. Hoje, a Receita Federal trouxe muito mais modernidade e permitiu que as pessoas fizessem sua declaração por meio do aplicativo “Meu imposto de renda”, onde todas as declarações vão ficar salvas e a pessoa não precisa mais se preocupar em baixar o programa específico. 

  • Observação: A ideia da Receita Federal é democratizar o acesso e permitir que todos façam sua declaração, mesmo quem não é obrigado a isso. Assim, autônomos que não são obrigados a declarar podem fazer isso facilmente e ter um comprovante de renda, por exemplo. 

2- Pagamento via PIX

Outra grande novidade da Receita Federal foi permitir o pagamento do Imposto de Renda via pix e também permitir o cadastramento do pix dos contribuintes para que eles possam receber as suas alíquotas diretamente por este meio. Dessa forma, quem tem imposto a pagar não precisa esperar o valor cair na conta e pode simplesmente fazer um pix ali naquele momento, facilitando o processo e, claro, garantindo que a Receita Federal tenha acesso aos valores muito mais rapidamente. Era muito comum que o contribuinte colocasse o número da sua conta e o dia para que o valor fosse debitado e esquecesse de manter o valor na conta corrente, sendo obrigado a imprimir uma guia e atrasar todo o processo de pagamento. Hoje, basta fazer um pix e você estará em dia com a Receita Federal. Fácil, prático e sem taxas!

Para o pagamento, seguem as prioridades:

  • Idosos
  • Pessoas com qualquer tipo de deficiência
  • Portadores de doenças consideradas graves
  • Profissionais do magistério.

Outras mudanças que impactam o IR 2022

Além das tecnologias implantadas, também há outras mudanças que impactam o IR 2022. Vamos falar rapidamente sobre elas para ajudar quem está nesse processo de declaração. São:

  • Dedução dos testes de covid: Para quem teve covid ou suspeita da doença, é possível deduzir do Imposto de Renda os testes realizados. Mas, vale dizer que apenas os testes laboratoriais do tipo PCR podem ser realmente deduzidos e os testes de farmácia infelizmente não foram aprovados. 
  • Cadastro no Portal: O acesso no portal Gov.br será limitado este ano para os níveis prata e ouro, garantindo mais segurança. Por isso, vale a pena ficar de olho no seu nível, especialmente caso você precise fazer consultas posteriores. 
  • Prazo de entrega: O prazo de entrega será até o dia 29 de Abril, sem possibilidade de extensão. Fique de olho!

Gostou de saber mais sobre as tecnologias do IR 2022 e as mudanças que a Receita Federal vem implementando? Esse é só o começo de uma era onde a tecnologia vai imperar e que, cada vez mais, se tornará mais fácil declarar o IR sem grandes problemas e muita facilidade. Para quem não é obrigado a declarar, esse é um bom momento para treinar e fazer sua declaração, garantindo um comprovante de renda oficial para ser possível pedir financiamentos ou outros créditos na praça.

Não deixe de compartilhar nosso texto de hoje para ajudar mais e mais pessoas a fazerem suas declarações de imposto de renda no prazo certo. Lembrando que, para empresas, sempre será mais indicado procurar um contador. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)