Compartilhe:

Razões para empreender sendo profissional do TI

Muitas pessoas pensam em empreender na área de TI. O profissional do TI é aquele que atua, de maneira autônoma ou em uma empresa, com a tecnologia da informação, área que está em constante desenvolvimento, especialmente agora em que o marketing digital e os e-commerces estão super em alta. 

Mas, para esses profissionais, pode haver muitas dúvidas em relação a qual maneira atual – se por  meio do enquadramento como profissional liberal ou por meio de uma contratação CLT em uma empresa, algo que tem sido mais raro nos últimos anos. 

Para quem está pensando em abrir uma empresa e se lançar como profissional do TI no mercado, trouxemos abaixo alguns dos principais motivos que tornam essa uma excelente ideia! Veja quais são! 

Veja o porquê empreender sendo profissional do TI

Separamos abaixo algumas das principais razões para quem quer empreender sendo profissional do TI. Vamos lá! 

1- Ganhos maiores

Para quem empreende, os ganhos podem ser infinitamente maiores do que quando trabalhamos em um local fixo. Afinal, pode-se cobrar mais pelos serviços, já que não existe a margem de lucro da empresa, que costuma ser bastante elevada.

O profissional de TI que empreende passa a ter mais controle sobre sua vida financeira e, com isso, pode abrir mão da estabilidade do emprego fixo, conseguindo guardar seu próprio FGTS e tirar suas férias sem abrir mão do bom salário. Empreender também é ótimo para o profissional de TI que deseja juntar dinheiro para uma finalidade específica, como adquirir um bem. Por isso, vale a pena colocar na balança o que mais vale a pena para o seu caso!

2- Qualidade de vida

Todo mundo sabe que o empreendedor trabalha tanto ou mais do que um profissional que possui um emprego fixo. Mas o trabalho de quem decide empreender sendo profissional de TI pode ser mais dinâmico, envolvendo ambientes diferentes para trabalhar, horários que casam com suas necessidades e mais opção de folgas para relaxar e conseguir produzir mais. 

Como base para o que estamos falando, há muitos estudos comprovando que não é necessário trabalhar 8 horas diárias para ser produtivo e que muita gente produz mais quando trabalha de 4 a 6 horas, apenas. 

Em um emprego fixo, essa escolha não fica a seu critério, mas ao empreender, você pode decidir criar seu horário baseado naquilo que realmente te torna mais produtivo! Isso é qualidade de vida, liberdade e muito mais possibilidades!

3- Networking

Empreender sendo profissional de TI tem uma vantagem que  quase ninguém comenta, mas que faz toda a diferença na vida dessa pessoa: o networking que vai te levar a conseguir mais clientes e até mesmo fazer novos amigos. 

Quem empreende, precisa sempre buscar novos cursos, estar em eventos diferenciados, enfim, tudo o que torna a conexão com pessoas da área algo muito mais possível e interessante. Empreender é sempre um desafio, mas é um desafio geralmente bastante estimulante!

4- Rotina diferenciada

Quando você decide empreender sendo profissional de TI, pode ter certeza de que encontrará inúmeras possibilidades de rotina que podem ser mais ou menos indicadas. Por isso, vale a pena testar aquilo que te mantém motivado, aprender a lidar com o fato de estar a maior parte do tempo em casa, a não precisar cumprir horários e ter um volume de trabalho que pode crescer da noite para o dia!

A rotina sem precisar ir à agência ou empresa é também excelente para aquelas pessoas que amam viajar e que querem fazer isso trabalhando. Com um bom laptop e boa conexão de internet, você pode viajar o mundo sem precisar abrir mão de ganhar dinheiro com isso. 

5- Possibilidade de crescimento

O fato de não estar em um emprego fixo te abrirá novos horizontes para crescer de maneira escalonada, sempre se preocupando em chegar mais longe e atingir novos objetivos. Quando trabalhamos em um único local, podemos ficar presos em uma função que não muda e que não traz crescimento profissional, porém, ao empreender como profissional do TI, você pode fazer sua empresa crescer e até mesmo ter uma equipe no futuro.

Seja qual for o seu objetivo, o empreendedorismo traz mais possibilidades, abre os horizontes e te faz chegar mais longe.

6- Aprendizado constante

Outro ponto importante para quem quer empreender sendo profissional do TI é saber que o aprendizado será sempre constante, afinal, você precisa se reinventar, aprender coisas novas, entender as necessidades dos seus clientes e ser uma pessoa mais dinâmica possível.

O aprendizado é algo que motiva, nos faz ir além e sempre buscar desafios diferentes dentro da profissão. Por isso, se você gosta de sair da mesmice, se gosta de aprender sempre e tem ânimo para dar passos mais largos, o empreendedorismo é um caminho extraordinário para o seu perfil. Busque sempre inovar e encontrar formas de adquirir conhecimento. Afinal, a área da tecnologia se transforma todos os dias e quem empreende precisa estar ciente disso para conseguir chegar mais longe! 

Conclusões

Empreender sendo profissional de TI é um desafio que merece sua atenção, caso esse seja o seu sonho. Para que o processo não tenha problemas, procure a ajuda de um contato que possa te explicar o passo-a-passo do empreendedorismo. Vai valer muito a pena fazer tudo certinho e com acompanhamento profissional.

Desejamos muito sucesso no seu caminho e que ele seja de aventuras e aprendizado! Empreender é um desafio enorme, mas que tem suas vantagens! Entre em contato conosco se precisar de ajuda!

Gostou das informações de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)