Mostrar Aviso
Compartilhe:

Quer abrir uma empresa? Veja 5 passos essenciais para isso!

Abrir uma empresa é um sonho de muita gente que deseja ter mais possibilidade de crescimento financeiro e a chance de ser seu próprio chefe, onde você dita as regras e determina os passos a tomar. Essa liberdade, apesar de incrível, é cheia de desafios e obstáculos, especialmente naqueles momentos que antecedem a abertura em si, quando precisamos nos preocupar com detalhes para que o negócio dê certo! 

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre os passos essenciais para abrir uma empresa, independente do segmento que ela terá. Veja abaixo!

Veja abaixo os passos para abrir uma empresa!

Vale a pena dizer, antes de mais nada, que cada pessoa tem um processo para abrir sua empresa e que os passos abaixo não são regras a serem seguidas. Todos são essenciais, mas você pode definir as prioridades conforme perceber o negócio se formando. Seja como for, é interessante entender o que é fundamental nesse momento. Vamos lá!

1- Encontre o sócio ideal

O primeiro passo é um dos mais importantes e que mais vai impactar na saúde da sua empresa a longo prazo. Encontrar um sócio é um processo difícil e que exige bastante conversa para que esse relacionamento dê certo durante muito tempo – afinal, o sócio é um parceiro e a sociedade funciona como um relacionamento, onde ambos precisam estar devidamente alinhados com o mesmo propósito, para que seja possível caminhar de maneira saudável.

É claro que você pode mudar de sócio caso aquela parceria não funcione, mas isso é bastante trabalhoso e pode gerar inúmeras dores de cabeça. Além do mais, um sócio mal escolhido pode fazer com que sua empresa tenha problemas sérios e, acontece muito, da empresa ir à falência por erros dos sócios ou até mesmo por desleixo com as finanças que um deles pode ter. Escolher um sócio é difícil e ter prudência nesse processo é muito importante para evitar problemas. Vale dizer que você também pode abrir uma empresa sozinho e se for o caso interessante procurar um contador para ver se esse é o melhor caminho ou não.

2- Saiba qual o seu público 

Vamos considerar que você já passou pelo processo de escolher o seu sócio ideal e vocês já sabem qual é o segmento empresarial que vão abrir naquela determinada região. É muito importante fazer uma pesquisa sobre o seu público alvo ou, caso você ainda não conheça, conhecê-lo para saber se o seu tipo de negócio faz sentido para o modelo de empresa que você está pensando em abrir.

É importante compreender o seu público e entender também o segmento de atuação que sua empresa estará inserida para entender se existe uma saturação do mercado ou se existe uma grande brecha para investir com força naquele local. Saber mais sobre o seu público vai te ajudar a definir a melhor estratégia para que sua empresa se apresente!

3- Planeje com antecedência

O planejamento com antecedência não significa que você vai passar anos analisando o mercado e definindo o público alvo junto com o seu possível sócio. A ideia do planejamento com antecedência é traçar estratégias antes de finalmente abrir a empresa, como estratégias de localização onde o seu negócio vai estar inserido, estratégias de lançamento, de marketing, compreender quantas pessoas você vai precisar contratar para que a empresa funcione, quem são os fornecedores, etc. São muitos detalhes e é interessante ter um planejamento bem minucioso para evitar dificuldades ou correrias no mês onde a empresa finalmente vai começar a sua atuação. Trace planos e tenha tudo no papel!

4- Procure um contador especializado

É fundamental trazer essa dica, porque muitas pessoas acreditam que abertura de empresa não exige a presença constante de um contador ajudando e aconselhando em todos os passos. O contador não deve estar presente apenas para abrir uma empresa formalmente falando, com abertura do CNPJ – esse é um profissional que pode ajudar cada decisão, te orientando na hora de conseguir autorizações, declarações com os fiscos, entre tantos outros procedimentos legais que fazem parte de criar um negócio. Então, é muito importante procurar ajuda de um contador especializado assim que houver o primeiro passo rumo a criação da empresa!

Não abra mão de ter um profissional consultor nesse momento tão essencial para o seu negócio!

5- Faça acontecer!

E essa é uma dica que pode soar simples ou até mesmo clichê, mas é importante começar o quanto antes a seguir o seu sonho de abrir uma empresa. Faça acontecer, pesquise, entre em contato com fornecedores, procure clientes e converse com o seu possível sócio. Para abrir um negócio é preciso dar o primeiro passo e tomar a coragem para que ele deixe de ser só um desejo que passe a se tornar uma realidade. Não tenha medo de empreender, afinal, seguindo todos os cuidados os riscos são muito pequenos e é possível ter bastante sucesso! Acredite nisso! 

Se você quer empreender e não sabe por onde começar, entre em contato conosco e marque uma reunião presencial on-line para que possamos te ajudar. Ter um contador ao seu lado vai fazer toda diferença para que o seu negócio seja saudável e tenha sucesso a curto, médio e longo prazo. 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares e não deixe de visitar o nosso blog para mais dicas sobre empreendedorismo e contabilidade. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)