
Como funciona o plano de saúde PJ?
O plano de saúde PJ tem recebido muitos adeptos nos últimos anos, especialmente por causa das condições especiais relacionadas aos preços mais baixos que eles oferecem. Mas você sabe o que significa ter um plano de saúde PJ? Sabe o que precisa para que ele seja contratado e ainda valha a pena a longo prazo? Abaixo, vamos te explicar um pouco sobre o plano de PJ para que você possa entender se vale ou não a pena optar por ele, dependendo do seu tipo de empresa. Vamos lá!
Afinal, o que é um plano de saúde PJ?
Antes de mais nada, precisamos explicar o que é ser um PJ. O PJ é a pessoa jurídica que, diferente da pessoa física, é uma empresa, basicamente. Ou seja, quando abrimos uma empresa, temos um cadastro de pessoa jurídica, chamado de CNPJ. Todas as pessoas jurídicas têm acesso a esse cadastro, mesmo que abertura da empresa seja na modalidade de MEI, por exemplo, que é o microempreendedor individual.
Entendendo isso, fica mais fácil compreender o que é um plano de saúde PJ: ele é aberto em nome da empresa e não em nome de uma pessoa física. Dessa forma, é possível adicionar funcionários ao plano de saúde, bem como outras pessoas de fora da empresa, como os próprios familiares dos sócios. O plano de saúde PJ é mais barato justamente por ser voltado para as empresas, que normalmente trazem um número grande de pessoas que vão pagar um valor mensal.
E quão mais barato é um plano de saúde PJ?
Depende muito do tipo de plano mas, normalmente, o plano de saúde PJ pode sair até 20% mais barato. Obviamente, você precisa considerar inúmeros fatores pessoais, como o número de familiares que você vai agregar ao plano de saúde e o número de dependentes. Mas, no geral, esse é o preço oferecido para as empresas. Vale também dizer que depende muito da operadora de saúde que você escolher e que é preciso fazer cotação com diversas delas para saber se realmente o plano de saúde PJ vale mais a pena para o seu caso ou não.
Quais os tipos de planos de saúde para empresas?
Temos hoje em dia uma série de planos de saúde para empresas. Hoje, é possível contratar planos com coparticipação e os planos integrais, sem coparticipação. Entenda a diferença entre eles:
- O plano de saúde PJ com co-participação funciona da seguinte maneira: o empregador paga a mensalidade e o empregado paga uma taxa cada vez que utilizar o plano de saúde. Essa taxa é bastante pequena e só será descontada quando o plano for utilizado naquele mês. Além disso, a taxa tem um valor máximo, mesmo quando há internação ou quando exames mais caros são solicitados.
- No plano de saúde integral, geralmente a empresa divide a mensalidade com o empregado e não há co-participação, não sendo necessário pagar nenhuma taxa quando o plano é utilizado. Somente a mensalidade tem que ser paga e nada. É um plano mais vantajoso para quem usa bastante a rede e precisa ir todos os meses ao médico para realizar consultas e exames.
Para decidir qual plano vale mais a pena, é preciso considerar o quanto ele será utilizado e se a empresa tem condições de arcar com valores mais altos. Um plano de saúde integral pago pelo empregador é visto como um ótimo benefício para os empregados e isso torna aquela empresa um bom local para trabalhar, mas o plano com coparticipação também é bem interessante e ajuda a ambos.
O MEI pode ter plano de saúde PJ?
Essa é uma dúvida bastante comum e a resposta é que sim, o microempreendedor individual tem direito a contratar um plano de saúde PJ, sem nenhum impedimento. Afinal, trata-se de uma empresa como qualquer outra, mesmo que não haja funcionários contratados. A grande questão é que ele geralmente implica em ter ao ao menos vidas cobertas, o que pode tornar inviável o processo de contratação para o MEI que quer fazer um plano apenas para si mesmo. Logo, vale a pena pesquisar e decidir o que é mais vantajoso. No caso de um plano individual, o preço pode ficar o mesmo do que arcar com um plano para mais uma pessoa sem necessidade.
Agora, se o MEI tiver com quem dividir esse custo, como alguém da família, por exemplo, o plano de saúde PJ é uma ótima escolha porque realmente trará o benefício de ser mais barato do que um plano familiar. Como explicamos, o custo pode ser até 20% menor nesse caso.
Conclusões
Contratar um plano de saúde PJ é um direito de todo empresário e de seus funcionários também. Pode ser vantajoso e é um ótimo benefício que a empresa oferece. Em caso de dúvidas para abrir sua empresa e ter acesso ao plano de saúde PJ, entre em contato conosco!