Compartilhe:

Organizar as contas no começo do ano: Dicas!

O ano já começou com força total e já é hora de começar a organizar as contas o quanto antes. Afinal, as dívidas não esperam! Precisamos nos preocupar em organizar as contas e garantir que ele seja finalizado no azul – e é desde o começo que conseguimos manter um padrão de organização correto. 

Abaixo, nós vamos te contar um pouco sobre como você pode começar o ano com o pé direito e cuidar do seu financeiro da melhor maneira possível. Vamos lá? Veja!

Veja como organizar as contas neste começo de ano!

Vamos às dicas!

1. Coloque as dívidas no papel

A primeira dica é colocar todas as suas dívidas no papel. Anote tudo que você está devendo e não deixe absolutamente nada de fora. Cada dívida importa, mesmo que seja uma parcela pequena. 

Além disso, olhe no seu cartão de crédito e veja aquilo que você irá terminar de quitar em breve. Anote tudo com calma e faça os cálculos. 

2. Regularize as suas dívidas

Sabemos que começo de ano pode ser um desafio e tanto para regularizar dívidas. Porém, para organizar as contas no começo do ano, é preciso quitar algumas dívidas, especialmente as atrasadas. 

Enfim, converse com os credores e explique sua situação, pergunte o que pode ser negociado e quais dívidas você pode quitar. Não é fácil fazer isso, mas é necessário! Se possível, economize um pouquinho, como vamos explicar na dica abaixo. Portanto, lembre-se: o mais importante é tentar ter um panorama das dívidas e quitar aquelas que estão gerando juros. 

3. Corte os gastos

Como explicamos acima, você pode precisar economizar para organizar as contas no começo do ano. Isso significa cortar gastos, com foco naqueles menos essenciais. Isto é, foque em manter na sua planilha o que é necessário para que você viva todos os dias, como aluguel, comida, energia e gastos para a vida social, de forma moderada. 

Dessa forma, a ideia é fazer cortes, mas sem abrir mão daquilo que você gosta e te faz feliz. Sendo assim, o lazer é importante! Porém, dentro do que você considera lazer, qual economia é possível fazer? Por exemplo, diminuir o consumo de bebida alcoólica ou comer fora menos vezes na semana são atitudes que podem ajudar muito na sua economia! Além disso, procure por programas mais baratos, como passeios no parque, idas a museus com entrada gratuita e outros.  

4. Se for viajar, procure fechar os pacotes antes

Para quem não foi viajar no fim do ano, a economia já é uma boa! Afinal, essa época de janeiro costuma oferecer promoções bem melhores do que nas festividades, como natal e ano novo. Porém, é importante também reduzir os custos da sua viagem. Uma boa dica é comprar os passeios antes, fechar o hotel com antecedência e sempre ficar de olho em ofertas. 

Sempre que encontrar boas ofertas, agarre-as com força e planeje sua viagem pensando nelas também. Neste momento de organizar as contas no começo do ano, temos que pensar de maneira mais racional e sempre economizar, mesmo que os planos mudem um pouquinho. 

Em viagens, uma boa dica é ficar em uma casa de temporada no lugar de ficar em um hotel. Chame também amigos e familiares para dividir as despesas, se for possível. Coloque gasolina na sua cidade, já que as cidades turísticas costumam praticar preços maiores. Enfim, procure formas de economizar e faça isso sem perder o prazer de viajar. Afinal, quanto mais dinheiro sobrar para você curtir suas férias, melhor! 

5- Pense no que vale a pena refinanciar para organizar as contas no começo do ano

Muita gente, no aperto do começo do ano, acaba refinanciando cartões de crédito ou outras dívidas, no intuito de diminuir as parcelas. Porém, você deve fazer isso pensando no que realmente vale a pena e não apenas em alívio temporário. 

Ou seja, será que os juros do seu novo financiamento vão compensar a longo prazo? Será que não vale a pena economizar um pouco e quitar as dívidas que estão parceladas sem juros? Analisar tudo isso vai fazer muita diferença no seu ano e pode ter certeza de que haverá uma mudança positiva na forma como você lida com o dinheiro. Afinal, tentar se livrar das dívidas gerando dívidas ainda maiores e mais longas não parece uma boa ideia, né? 

6- Contrate um contador

Caso você tenha uma empresa ou suas contas estejam muito desorganizadas, uma ótima ideia é contratar um contador que te ajude. Uma boa dica é sempre encontrar profissionais que sejam especializados na sua área de atuação ou que tenham experiência com pessoas físicas, se for o caso. Também é interessante procurar contador que estejam próximos da sua cidade ou que trabalhem de maneira digital, facilitando a entrega de documentos. 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E visite nosso blog para mais. Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)