Compartilhe:

O que é SLU – Sociedade Limitada Unipessoal?

A SLU, Sociedade Limitada Unipessoal tem sido uma opção bastante procurada para quem busca abrir uma empresa sozinho, sem que seja preciso um sócio para isso. A SLU, apesar de ter o nome de Sociedade, não exige que um sócio faça parte da composição do negócio, o que a tornou uma alternativa interessante, especialmente para proteger o patrimônio do empreendedor, já que ela é limitada. Mas, para entender todos esses detalhes e saber o que é a SLU e como ela pode ser aberta, vamos te explicar mais sobre o assunto no texto de hoje. Veja! 

Afinal, o que é SLU, Sociedade Limitada Unipessoal?

Apesar do nome, a SLU é um tipo de enquadramento empresarial onde o empresário pode abrir seu negócio sem sócios na composição. E, por ser limitada, seu patrimônio fica protegido, pois o patrimônio pessoal do empresário fica separado do patrimônio da empresa. Em caso de falência, não há riscos para os seus bens! Essa natureza jurídica que não exige sócios e não coloca em risco o patrimônio do empresário é uma ótima alternativa – especialmente porque, diferente do que acontecia antes com as empresas limitadas, ela não exige valor mínimo de Capital Social. 

E a SLU é uma novidade, já que ela foi criada recentemente, como vamos explicar abaixo. De modo geral, a SLU se difere bastante da Eireli e da Empresa Individual.  Por exemplo, na Eireli, é preciso integrar o valor de 100 vezes o salário mínimo como capital social, o que não acontece na SLU.

A criação da SLU

A SLU foi criada através da MP 881/2019, que é a MP da Liberdade Econômica, como ficou conhecida. Ou seja, antes de 2019, não era possível criar uma empresa sozinho de responsabilidade individual sem o capital social de um salário mínimo. O que acontecia muito era a criação de sócios fictícios, que tinham pouca porcentagem na empresa e estavam ali apenas para cumprir a lei. Com a MP, a ideia era conseguir diminuir a burocracia e tornar legal algo que era já comum no mundo dos negócios, mas que precisava de um “jeitinho” para funcionar. Com mais empresários abrindo suas empresas sem precisar de sócios, tornou-se possível ter mais liberdade econômica e crescimento para o país – e essa era a ideia inicial da MP, que continua valendo até hoje com poucas alterações. 

E quais os benefícios da SLU?

Como é de se esperar, a SLU tem muitos benefícios e tem se tornado a escolha da maioria dos empreendedores que não querem ter um sócio participando dos seus negócios. Então, veja os principais benefícios desse enquadramento jurídico:

  • Obviamente, a grande vantagem é não precisar de um sócio para abrir o negócio. Para quem quer empreender sozinho, a SLU é uma excelente opção, pois não há necessidade alguma de ter outra pessoa compondo o quadro societário.
  • Diferente do que acontecia antes, a SLU não exige capital social mínimo, o que ajuda muito na hora de empreender e faz com que seja possível começar com aquilo que se tem. Antes, era muito mais difícil abrir empresa sozinho por causa do investimento inicial. 
  • A SLU é uma empresa de responsabilidade limitada e isso faz com que não haja tantos riscos ao patrimônio pessoal do empresário. Isso torna a SLU segura e muito tranquila para quem está começando agora e até mesmo para quem quer empreender sozinho e não quer colocar o seu patrimônio como garantia se algo der errado. Obviamente, a ideia é sempre manter a empresa funcionando sem dívidas, mas o seu patrimônio pessoal não pode ser utilizado em caso de problemas. 

Existem desvantagens na SLU?

Na realidade, a SLU quase não tem desvantagens, já que é uma forma muito boa de empreender sozinho. A sua criação por si só foi realizada para ajudar empresários que queriam empreender sem sócios de maneira simples e segura. Porém, há um ponto que podemos considerar negativo, que é o fato da razão social precisar constar o nome do empresário com a palavra Ltda. No caso de uma abreviação, por exemplo, o último nome deverá constar, mesmo que se abrevie os demais. Mas é muito importante dizer que apenas a razão social deve constar o nome do empresário, enquanto o nome fantasia continua sendo de livre escolha, como em qualquer empresa. Porém, muita gente pode se incomodar com o fato de precisar colocar o nome na razão social, como acontece com o MEI, por exemplo. Então, nesses casos, pode ser interessante pensar em outro enquadramento. 

Para quem não tem problemas com a questão da razão social, a SLU é uma forma excelente de empreender sozinho e considerada uma das mais vantajosas, especialmente financeiramente. Assim, todos que desejam empreender sem sócios passam a conseguir fazer isso sem precisar gastar muito com o capital social inicial. 

Conclusões

A SLU é uma forma excelente de empreender sozinho, mas é sempre muito interessante procurar a ajuda de um contador especializado para garantir que seu enquadramento é o mais adequado para o seu caso. Sempre busque ajuda especializada e abra sua empresa tirando todas suas dúvidas sobre ela. Isso fará com que o seu negócio comece com o pé direito e seja um sucesso!

Gostou de saber mais sobre a SLU, suas vantagens, possíveis desvantagens e características? Entre em contato em caso de dúvidas!

E não deixe de visitar nosso blog para mais dicas como essas sobre contabilidade e empreendedorismo. E compartilhe o texto com seus amigos! Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)