Compartilhe:

Qual a diferença entre freelancer e empreendedor?

Freelancer e empreendedor? Há diferenças entre ambos? Ou será que um freelancer com CNPJ aberto pode ser considerado um empreendedor? No texto de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre o que é um freelancer e o que é um empreendedor. Tudo para que você entenda em qual categoria se encaixa. 

Mas, lembrando, independente de ser um freelancer ou de ser um empreendedor, você geralmente vai precisar abrir uma empresa e ter um CNPJ. Por isso, você precisará pedir ajuda a um contador! 

Agora, veja abaixo mais sobre o assunto!

Afinal, existe diferença entre freelancer e empreendedor?

Quando começamos a trabalhar como freelancer, é comum que haja o desejo de escalar o negócio. Passamos algumas demandas mais específicas para outras pessoas, oferecemos treinamentos e focamos em uma área mais específica, como no atendimento ao cliente. 

Ainda assim, muitos freelancers decidem manter seus trabalhos em demandas específicas, como em clientes antigos ou mais importantes, por exemplo. Nesse caso, não existe um escalonamento, apenas a divisão de trabalho e o que podemos chamar de atendimento mais nichado. 

O freelancer precisa trabalhar ou o dinheiro não entra no fim do mês. Ou seja, ele é essencial e, muitas vezes, só tira férias quando consegue adiantar o trabalho. 

Essa é a principal diferença entre freelancer e empreendedor. Pois o empreendedor não se torna mais essencial ao operacional do negócio, apenas à estratégia. 

Entendendo melhor o que é ser empreendedor

Para entender a diferença entre freelancer e empreendedor, precisamos nos aprofundar no que é ser empreendedor. O empreendedor é uma pessoa que tem um negócio escalável, que funciona sem ele. Essa é a explicação simples que mais pode ser compreendida por todas as pessoas. Mas, no geral:

  • O empreendedor pode se ausentar da empresa, já que o operacional funcionará normalmente. Serão realizadas entregas, as pessoas continuarão trabalhando e os clientes atendidos. Tudo independente dele estar ali ou não.
  • O empreendedor trabalha na parte estratégica e não operacional. Isso significa que a empresa precisa dele para crescer, mas não para funcionar. O operacional já está estruturado sem ele, funciona bem e não precisa de muitas intervenções. Claro que o empreendedor pode ser um gerente também e estar mais presente, mas o grande ponto é que sua ausência não faz o trabalho parar por completo. Isso é diferente do freelancer, que é quem põe a mão na massa diretamente. 

Um freelancer pode se tornar um empreendedor?

Claro! O freelancer é uma pessoa que trabalha por conta própria, que tem um CNPJ e que pode começar a terceirizar suas demandas. Mas a maioria tem dificuldade de fazer isso. Normalmente, por geralmente ser um profissional diferenciado, mais especializado, que tem os seus serviços como principal ferramenta de venda. 

Por isso, a dica é: treine pessoas que você confia para realizar os seus serviços tão bem como você mesmo. Isso vai fazer com que os seus clientes continuem com os seus contratos, satisfeitos e felizes.

Pode ser um tanto complicado achar pessoas com o mesmo nível de especialização que você, então, é necessário saber exatamente como fazer a transição de freelancer para empreendedor. 

E se eu quiser continuar sendo freelancer?

Apesar de muita gente se cobrar para abrir uma empresa e se tornar um empreendedor, você pode continuar atuando como freelancer. Afinal, entre ser freelancer e empreendedor há uma grande diferença e há quem goste de ser um profissional especializado. Isso te faz diferente dos demais e capaz de oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível. 

Logo, continuar atuando por conta própria, sem escalar o negócio a níveis muito altos e conseguindo manter um atendimento direto com o seu cliente pode ser uma opção, se assim você quiser.

Para ganhar mais, você pode se dedicar a oferecer um serviço muito mais personalizado. Pode manter uma cartela de clientes exclusivos. E também cobrar um valor acima da média do mercado por causa dos seus diferenciais. 

Tudo sem necessariamente precisar se preocupar em abrir uma empresa e contratar pessoas. Alguns cuidados são necessários:

  • Abra o seu CNPJ, mesmo que se mantenha atuando como freelancer. Estar formalizado te ajuda em diversos aspectos, como emitir nota fiscal. Além disso, ajuda também a poder fechar contratos e parcerias com empresas que precisam contratar outra empresa. 
  • Tenha sempre uma contabilidade te ajudando. Pois, mesmo como freelancer, você precisa pagar seus impostos em dia e pode precisar se desenquadrar, caso comece a ganhar um valor maior por mês. Por isso, sempre fale com o seu contador e peça para que ele mantenha tudo organizado. Especialmente caso seja preciso modificar o tipo de empresa aberta. 

Conclusões

Seja freelancer e empreendedor ou qualquer outro tipo de empresário, é preciso sempre se preocupar com um enquadramento correto. Deve-se sempre buscar a melhor solução para o seu caso. Fale com um contador especializado e se mantenha atualizado, independente de como irá atuar. 

Gostou das informações que trouxemos hoje sobre o assunto? Compartilhe o texto com seus amigos e familiares nas redes sociais. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)