
Formalização de empresas digitais – Como funciona?
A formalização de escritórios digitais é fundamental para que sejam realizadas as cobranças de impostos e tributos e para que se fique em dia com os órgãos fiscalizadores. Afinal, mesmo pessoas físicas precisam declarar seus rendimentos e, com isso, devem pagar os valores necessários para a Receita Federal e também para a prefeitura da sua cidade – e abrir uma empresa costuma valer muito mais a pena nesse sentido, pois a alíquota é geralmente menor do que acontece quando declaramos rendimentos como PF.
Para esclarecer todos esses pontos, no texto de hoje, separamos algumas coisas que você precisa saber sobre a formalização de empresas digitais. Veja abaixo!
Por que é preciso fazer a formalização de empresas digitais?
Antes de mais nada, precisamos entender o porquê fazer a formalização de empresas digitais é importante. As empresas digitais são todas aquelas que comercializam seus produtos ou serviços exclusivamente pela internet, e também aquelas que possuem apenas escritórios digitais, com a equipe inteira em Home Office – muitas vezes, até mesmo sem estoque físico dos produtos.
Essas empresas, apesar de invisíveis no mundo físico, vendem bastante e podem crescer de maneira exponencial. O empresário digital pode começar ganhando menos do que o limite do imposto de renda, e passar a ter um rendimento gigantesco em poucos meses – valor este que precisa ser declarado para os fiscos de maneira correta, assim como também é necessário pagar os impostos e tributos. Ou seja, uma empresa digital é uma empresa como qualquer outra que tem suas obrigações.
A urgência de formalizar uma empresa digital
Muitas pessoas acreditam que começar a vender um produto na internet ou mesmo um serviço não exige a formalização e nem o pagamento de tributos, porque os rendimentos ainda são muito baixos. Porém, é muito urgente formalizar uma empresa digital, especialmente porque ela cresce rapidamente e pode gerar um faturamento muito alto em alguns meses, afinal, a internet tem essa capacidade de multiplicação de vendas muito mais rápida do que numa loja física, onde é mais fácil controlar o crescimento aos poucos. Então, é urgente para quem começou a vender um pouquinho a mais na internet que se procure ajuda de um contador e que se formalize o quanto antes para evitar o pagamento de multas e de tributos retroativos.
Como fazer a formalização
Agora que explicamos a importância da formalização e da urgência desse processo, vamos entender como você pode formalizar a sua empresa o quanto antes e de uma maneira simples. Veja abaixo
1- Procure um contador
Muitas pessoas acabam abrindo empresas digitais por conta própria, normalmente recorrendo ao MEI, se enquadrando de maneira errada apenas para ter a formalização e pagar baixos impostos. Mas isso é um erro não só pelo enquadramento, mas também porque, como dissemos acima, as empresas digitais crescem muito rapidamente e existe um risco grande de desenquadramento automático, que irá gerar multas e muitos pagamentos retroativos. Então, procure um contador e explique qual é o seu nicho, o que você vende, e peça pra ele te enquadrar da melhor maneira possível.
2- Tenha um endereço fiscal
Não é porque a sua empresa não tem sede própria, que ela não precisa de um endereço fiscal. Quando você trabalha de casa e todos os seus funcionários também estão em Home Office, a melhor opção é contratar um endereço fiscal e pagar mensalmente por ele, como muitas empresas já oferecem hoje em dia. A maioria das contabilidades traz também a possibilidade do pagamento do endereço fiscal por um preço acessível e, às vezes, até mesmo dentro do pacote que você contratou com eles. Fale com o seu contador e garanta o seu endereço fiscal fora da sua residência, especialmente se você morar em um condomínio – a maioria das cidades não aceita o endereço fiscal dentro de condomínios e loteamentos fechados.
3- Se prepare para crescer
A formalização em si é feita muito rapidamente por meio de um contador e com abertura do CNPJ, do endereço fiscal e de outros documentos necessários. Mas você precisa estar preparado para crescer e ter uma contabilidade que seja consultiva e esteja pronta para te desenquadrar assim que os seus rendimentos começarem a dar sinais de aumento. O motivo disso é que o desenquadramento automático pode gerar multas retroativas e causar até mesmo a falência da empresa, então, esteja preparado para crescer e para vender mais, já que você está na internet e isso é plenamente possível em pouquíssimos meses.
Gostou de saber um pouco mais sobre a formalização de empresas digitais? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!