Fim de ano: Cuidados que você precisa ter com sua empresa!
O fim do ano chegou e, com ele, a vontade de desacelerar, descansar e deixar as obrigações para depois. Tudo bem, todos nós temos o direito de aproveitar esse momento onde as clientes exigem menos de nós e que podemos nos preocupar menos. Porém, para poder tirar o seu recesso sem problemas, alguns cuidados são importantes de se levar em consideração. Vamos lá?
Veja alguns cuidados que você precisa ter com sua empresa no fim de ano!
Veja abaixo alguns cuidados importantes para quem tem empresa e não quer problemas no fim do ano. Vamos lá?
1- Se for ter recesso, cuidado com os descontos indevidos
Se os seus funcionários forem entrar em recesso de fim de ano, você deve se preocupar com os descontos indevidos. O recesso de fim de ano não está previsto na lei como férias, já que o funcionário não tem poder de decisão em relação a ele. Ou seja, você pode entrar em recesso, mas ele não será descontado das férias dos seus funcionários, somente do banco de horas. Qualquer desconto indevido nesse sentido pode gerar um processo trabalhista, então, cuidado!
2- Evite excesso de horas extras no fim de ano
Acontece muito em empresas que trabalham com demandas: pede-se aos funcionários adiantarem o trabalho do começo do ano, no intuito de conseguir fechar as portas durante as festividades. Mas é preciso cautela e saber se os funcionários darão conta de toda essa demanda sem muitas horas extras. Claro que tudo deve ser acordado e que todos precisam aceitar o recesso, assim como as horas a mais durante um período para conseguir adiantar o trabalho.
Se todos concordarem, essas horas podem ser descontadas do próprio recesso, fazendo com que o funcionário possa sair tranquilo, sem dever nada à empresa.
3- Pague todas as contribuições antes do recesso
Se você paga mensalmente alguma contribuição sem a ajuda de um contador, o ideal é sempre adiantar. O sistema do governo pode ser um tanto quanto burocrático. Há casos em que há cobrança de atraso de maneira excessiva, além de ficar mais difícil imprimir uma segunda via quando vira o ano. Portanto, a dica é pagar os tributos de janeiro com antecedência e sempre terminar o ano em dia com os fiscos, evitando até mesmo desenquadramentos desnecessários. Faça uma varredura nas suas obrigações com os fiscos antes de sair de recesso e deixe tudo organizado para isso. Nada melhor do que ter um recesso calmo e tranquilo, certo?
4- Tome decisões mais importante somente na volta
Vai demitir algum funcionário ou contratar alguém? Não faz sentido fazer isso no fim do ano. Afinal, em uma demissão, você precisa dar baixa na carteira. Também buscar pagar todos os direitos, além de precisar realizar ações burocráticas na empresa. Atrasar os pagamentos pode causar um processo e juros. Além de ser algo bem ruim para a pessoa que está sendo demitida nessa época. Isso sem falar no aviso prévio, que pode ser muito mais incômodo em uma época de festividades. Por isso, a dica é deixar para tomar decisões difíceis em janeiro, quando tudo estará mais tranquilo e funcionando normalmente.
O mesmo vale para contratações. Afinal, pode ser preciso fazer exames médicos admissionais, assinar a carteira e muitas burocracias que vão ficar travadas no fim do ano. Espere mais um pouco e faça demissões e contratações apenas quando voltar.
Enfim, caso seja impossível esperar, corra contra o tempo e saia de recesso com tudo acertado com todos. Isso evita multas, juros e processos desnecessários. Todo cuidado é pouco!
5- Avise os seus clientes
Pode parecer uma dica muito simples, mas acontece bastante das empresas fecharem sem avisarem os seus clientes do recesso. Se algo importante surgir, eles precisam saber que você terá parado ou podem perder a confiança, migrando para a concorrência. Deixe avisos por e-mail ou aplicativos de mensagens e deixe também mensagens automáticas programadas para que todos estejam cientes do recesso.
O ideal é que eles saibam do recesso com antecedência, assim, conseguem se programar para algum problema que possa surgir nesse período. Advogados e outros profissionais essenciais devem ter ainda mais cuidado para não prejudicar seus clientes durante essa pausa.
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