Compartilhe:

Dicas para ter um bom planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é importante para qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Afinal, é através do planejamento financeiro que se torna possível realizar grandes investimentos e corrigir aquilo que é necessário. O planejamento financeiro também torna a empresa mais profissional, capaz de tomar decisões que façam sentido para a saúde do negócio. No texto de hoje, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar muito a ter um bom planejamento financeiro, considerando pontos importantes que todo empreendedor deve compreender. Veja abaixo as dicas que trouxemos sobre esse assunto!

Veja dicas para ter um bom planejamento financeiro

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar muito a ter um bom planejamento financeiro, que te ajude a deixar o seu negócio mais organizado e capaz de tomar decisões de maneira mais clara. Vamos lá?

1- Separe as contas pessoais das contas da empresa

A primeira dica é uma das mais importantes, especialmente quando falamos de empresas menores, onde esse erro é muito mais comum. Você precisa separar as suas contas pessoais das contas da sua empresa, para entender a lucratividade que ela tem, os gastos e quais são as possibilidades de mudança e de investimentos. Para fazer isso, o primeiro passo é abrir uma conta PJ no seu banco de preferência e passar a receber todos os seus pagamentos através dela. Também é muito importante evitar pagar suas contas pessoais como dinheiro do seu fluxo de caixa, como aluguel, empréstimos pessoais e outros bens, como carros, por exemplo. 

Essa separação vai te ajudar muito a ter uma visão ampla sobre o seu negócio e vai garantir que você compreenda se os problemas financeiros da sua empresa têm relação com ela ou se é porque os seus gastos pessoais estão muito altos. O ideal é que você tenha um Pró-labore, ou seja, um tipo de salário pela administração da empresa e ele deve ser condizente com a realidade do seu negócio. O erro mais comum é que os empreendedores iniciantes tenham um salário muito mais alto do que deveriam, o que causa a falência do negócio com frequência. 

2- Anote tudo que entra e sai do seu caixa

Ainda na ideia de não misturar as contas pessoais com as contas da sua empresa, é importante que você anote tudo que entra e sai do seu caixa, mesmo as retiradas mais simples, como aquelas para almoçar ou tomar um café. Tenha tudo anotado, sem exceção, e isso te ajudará a entender melhor como andam suas finanças.  

Pode parecer que não, mas muitos empresários se surpreendem com os gastos excessivos quando passam anotar cada um deles. A dica para deixar mais fácil esse controle, é utilizar um cartão de crédito para pessoa jurídica, especialmente para os gastos do dia-a-dia. Evite ao máximo a ideia de fazer retiradas em dinheiro no seu caixa, porque isso pode atrapalhar muito o seu controle. 

3- Faça empréstimos com parcimônia

Os empréstimos podem ser importantes para incentivar a empresa a fazer investimentos e se expandir, mas é importante evitar os excessos, já que eles possuem juros que podem causar problemas financeiros para o seu negócio no futuro. Se você já tem um grande empréstimo sendo pago, não faça outro até que o anterior esteja quitado completamente, a não ser que exista um estudo por trás, garantindo que isso valerá a pena a longo prazo para sua empresa. Além disso, sempre procure empréstimos com taxas de juros menores, como aqueles oferecidos pelo governo como incentivo de crescimento dos pequenos e médios negócios. 

4- Utilize a tecnologia a seu favor

Outra dica bastante interessante para quem quer ter um bom planejamento financeiro, é utilizar softwares que garantam maior organização para o que entre sai da sua conta, além de oferecer previsão de orçamentos e de possíveis investimentos a curto e longo prazo. A tecnologia é uma ótima forma de permitir que o seu negócio cresça de maneira saudável e pautada em dados, algo fundamental para evitar erros. Normalmente, esses softwares são pagos, por isso, sempre procure fazer uma pesquisa sobre os que estão disponíveis no mercado e que tragam mais funcionalidades para sua empresa. O básico de um software financeiro deve oferecer entrada e saída de dinheiro no seu caixa, além de relatórios que permitam uma análise mais completa de como anda as suas finanças! 

5- Contrate um contador 

Por fim, a nossa dica é que você contrate um contador especializado na parte financeira e que ofereça esse serviço mensal, junto com a parte contábil. Ter um contador é importante para que você possa ficar mais tranquilo de quem um profissional capacitado está a frente do seu setor financeiro e irá trazer soluções viáveis de investimentos ou correção de problemas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre como ter um bom planejamento financeiro? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar! Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)