Compartilhe:

Empreender sendo médico! Dicas!

Empreender sendo médico é uma escolha muito interessante para quem se forma ou para quem está no mercado há muitos anos, especialmente neste momento atual da economia, onde há bastante incentivo para a abertura de empresas e um número alto de Pejotizações, que fazem com que o médico tenha que lidar com sua vida financeira como uma empresa, mesmo trabalhando em um único local. 

Dito isso, separamos no texto de hoje algumas dicas importantes para quem quer empreender sendo médico, levando em consideração tudo que vale a pena sobre esse assunto! Vamos lá!?

Veja as dicas que trouxemos para quem quer empreender sendo médico!

Não importa se você se formou agora ou se já é um médico experiente. Para empreender sendo médico, é importante tomar alguns cuidados fundamentais. Separamos quais são abaixo!

1- Entenda qual negócio você vai abrir

A primeira dica é que você saiba que tipo de negócio pretende abrir para empreender sendo médico. Existem diversas opções, como abrir uma clínica ou um consultório, abrir um espaço sozinho ou um espaço com outros médicos, atender a domicílio, entre tantas outras possibilidades, como trabalhar para outras empresas no sistema PJ de plantões, por exemplo. 

Seja qual for o tipo de empresa que você pensa em abrir, é preciso ter em mente exatamente qual será ela, porque os negócios possuem diferentes tipos de necessidades, especialmente as físicas, como espaço maior, aluguel de ponto comercial, entre outros. Primeiro decida como irá empreender sendo médico e depois comece a colocar a mão na massa, ok?

2- Saiba diferenciar as necessidades burocráticas de cada negócio

Como explicamos acima, para empreender como médico é preciso saber as necessidades do seu negócio. Aqui, é bom lembrar que, além das necessidades físicas, como o ponto comercial, é preciso se preocupar com as necessidades burocráticas, como os tipos de contratos que você terá que fazer com seus sócios, o capital inicial estimado para esse tipo de empresa, entre outras tão importantes para formalizar o negócio da melhor maneira possível.

Mas, não se preocupe: um bom contador poderá te ajudar com esses detalhes e garantir que a abertura da sua empresa seja rápida e tranquila – permitindo que você comece a atuar o quanto antes. 

3- Tenha um controle financeiro pessoal separado do controle da empresa

Essa é uma dica valiosa e que quase todos que resolvem empreender como médico deixam para pensar apenas anos depois de uma empresa aberta. Suas contas pessoais são muito diferentes das suas contas como pessoa jurídica e é preciso haver uma distinção clara entre elas. Abra uma conta PJ no seu banco de confiança e receba todos os seus pagamentos através da conta, sempre deixando a sua conta pessoal para as transferências que forem feitas como uma espécie de salário mensal, chamado de pró-labore. 

Fazer isso vai te ajudar a pagar muito menos impostos, especialmente o IR, e te ajudará a ter uma organização muito melhor ao empreender sendo médico. Por mais tentador que seja, tenha esse controle e não use o dinheiro da sua empresa com custos pessoais. Caso contrário, como você saberá detalhes, como:

  • Sua empresa dá lucro ou está sempre no vermelho?
  • Você consegue expandir o negócio ou precisa pisar no freio?
  • Você cobra o suficiente pelos atendimentos?
  • Seu dinheiro está bem aplicado na empresa ou está sendo utilizado apenas em casa?

4- Procure sempre estar em dia com as autorizações

Quem quer empreender sendo médico precisa se preocupar muito com as autorizações para que aquele espaço funcione. De modo geral, as clínicas e consultórios possuem maiores exigências do que qualquer outro estabelecimento comercial, justamente porque se tratam de espaços onde a higiene e o cuidado com os detalhes são fundamentais para a saúde do paciente.

Por isso, fique de olho em todas as autorizações necessárias junto aos órgãos responsáveis, como o CRM e esteja sempre com elas atualizadas ano a ano para evitar multas e para proteger as pessoas ao seu redor. Além disso, algumas mudanças no espaço são necessárias, como adequação dos banheiros e vestiários dos funcionários, bem como torneiras clínicas e outros detalhes para que haja autorização para o local ser aberto ao público. 

5- Saiba a importância do marketing para empreender sendo médico

Vale a pena dizer também que, ao empreender sendo médico, você será o responsável por divulgar os seus serviços e conseguir pacientes. Por isso, o marketing é muito importante e pode ajudar bastante – muito mais do que o chamado boca-a-boca. Obviamente, existem inúmeras restrições em relação ao Marketing para médicos, por isso, sempre fique esperto com as legislações e atualizado sobre o que você pode ou não publicar nas redes sociais e nos seus sites. De preferência, procure agências especializadas para que o trabalho seja o mais profissional e cuidadoso possível! 

6- Procure ajuda de um contador especializado

Por fim, nossa maior dica é que você procure ajuda de um contador especializado para que ele revise todas as autorizações, faça a abertura do seu CNPJ e te ajude a pagar todos os impostos necessários. Será excelente ter uma parceria de qualidade durante sua vida como empreendedor! 

Se você precisar de ajuda ou de consultoria sobre como empreender sendo médico, nos procure para que possamos te ajudar melhor. Entre em contato pelo nosso telefone ou pelo nosso formulário. 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog semanalmente para ter mais dicas e informações sobre esse e outros assuntos. Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)