Mostrar Aviso
Compartilhe:

Dicas para não errar no preenchimento do IR 2021

O preenchimento do IR 2021 é fundamental para empreendedores e empresários de todos os ramos e áreas de atuação. Quando nos aproximamos do prazo final, é comum que as dúvidas se tornem ainda mais acentuadas e que bata um certo desespero para que seja possível fazer a entrega do Imposto de Renda sem atrasos, afinal, eles podem levar a multas e gerar bastante dor de cabeça.

Se você é pessoa física ou empresário e precisa declarar o seu Imposto de Renda, veja algumas dicas que separamos sobre esse assunto para te ajudar na hora da declaração! Vamos lá?

O preenchimento do IR 2021 é obrigatório para quem?

Muitos empreendedores, especialmente aqueles que estão no começo das suas atuações, ficam em dúvida se precisam ou não declarar imposto de renda. Para facilitar esse entendimento, é importante citarmos que toda pessoa física cujo faturamento anual foi de R$28.559,70, ou mais, tem a obrigação de declarar o imposto de renda. Isso porque o nome já deixa claro: Imposto de Renda pessoa física, ou seja, não importa se você é empresário, MEI, empreendedor ou funcionário: você deve declarar o imposto de renda assim que ultrapassar o faturamento que citamos acima.

Dito isso, caso você tenha obrigatoriedade de declarar o IR 2021, saiba que o prazo já está chegando ao fim e em 30 de Abril já será preciso entregar a declaração. Em caso de atrasos, a Receita Federal cobrará uma multa que poderá chegar a 20% do imposto devido.Fique de olho nos prazos!

Qual a diferença da Declaração de Pessoa Física para Pessoa Jurídica?

Apesar de todas as pessoas terem obrigatoriedade de declarar imposto de renda, assim que ultrapassam o limite já citado no texto de hoje, existem algumas diferenças na declaração de empresários para declaração de funcionários, sejam eles públicos ou de empresas privadas.

De maneira geral, a grande diferença está no fato de que pessoas enquadradas na CLT ou concursados pagam imposto retido na fonte todos os meses. Essas pessoas são aquelas que recebem a restituição, dependendo de alguns fatores, como o pagamento de alguns serviços essenciais.

No caso dos empresários, o mais comum é que eles tenham imposto a pagar, e esse valor depende muito do seu enquadramento empresarial e da quantidade de pró-labore que foi enviada para sua conta pessoa física. Ou seja, se você é empresário, é importante estar ciente de que você irá pagar Imposto de Renda sobre os seus rendimentos transferidos para a conta pessoa física. Por isso é tão importante ter um contador para te ajudar a pagar o mínimo possível de impostos!

Dicas para fazer o preenchimento do IR 2021

Agora que demos uma pincelada geral sobre o IR 2021, trouxemos algumas dicas para quem vai fazer a declaração e ainda está um pouco perdido em relação a ela. Vamos lá!

1- Se tiver dúvidas, procure um contador!

Embora muitos contadores já estejam realizando o imposto de renda 2021 há bastante tempo, você ainda pode procurar ajuda se sentir que está com muitas dificuldades para fazer a declaração. Em muitos casos, as pessoas acabam enviando a declaração errada porque não quiseram contratar um profissional, achando que o serviço seria muito caro. Porém, em geral, esse não é um serviço tão caro e vale bastante a pena para garantir que você esteja entregando a declaração corretamente. Para empresários, isso é ainda mais importante porque uma declaração errada pode gerar o imposto a pagar muito mais alto e, após enviada, dificilmente você consegue diminuir esse valor sem ajuda de um profissional. Então, se estiver com dúvidas, entre em contato conosco para que possamos te ajudar.

2- Somente utilize a versão completa se souber o que está fazendo

Na ânsia de pagar menos impostos ou restituir um valor mais alto, é comum que as pessoas optem pela declaração completa. Mas é essencial dizermos que essa declaração costuma dar muito problema, especialmente se ela for feita por quem não entende muito do assunto. A nossa é, caso você acredite que tem muito a restituir, é procurar um contador para que ele analise todos os seus documentos e veja se realmente vale a pena utilizar essa versão de declaração.

3- Reúna os documentos com antecedência

De modo geral, a parte mais trabalhosa da declaração de imposto de renda é a reunião dos documentos necessários para realizá-la. O ideal é que você tenha em mãos tudo que será necessário para fazer a declaração corretamente antes mesmo de baixar o programa e dar início ao preenchimento. Caso você vá contratar um contador para esse serviço, é importante levar até ele toda essa documentação com uma certa antecedência, evitando deixar para o último momento, afinal, os atrasos geram multas.

Conclusões

O preenchimento do IR 2021 é uma preocupação de todos os empresários, empreendedores e de toda a pessoa física. Essa é uma obrigação fiscal que não pode ser deixada de lado, já que a inadimplência com a Receita Federal pode gerar inúmeros problemas e multas desnecessárias. Se caso você estiver precisando de ajuda, não deixe de entrar em contato conosco com antecedência para que possamos fazer a sua declaração da melhor maneira possível. Entre em nossa página de contato, preencha o formulário ou ligue em nosso escritório. Estamos atendendo online para sua total segurança.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)