Como se enquadrar ao vender produtos online?
Ao criar uma loja online, para poder realizar as vendas da forma correta e dentro da lei, é necessário formalizar o negócio, para que ele seja oficialmente reconhecido como uma empresa. As leis que regem as lojas virtuais são praticamente as mesmas de uma loja física. Portanto, é preciso escolher o tipo empresarial adequado para enquadrar a sua empresa, para se enquadrar ao vender produtos online.
Para os mais leigos no assunto, os tipos empresariais nada mais são do que formas de formalização de empresas, e cada um se diferencia por detalhes como o seu teto de faturamento, as atividades exercidas e a tributação. Logo, o empreendedor opta pelo tipo que mais se encaixa no seu negócio.
Quais são os principais tipos de enquadramento?
Conheça os enquadramentos empresariais mais comuns:
MEI (Microempreendedor Individual)
O MEI costuma ser o formato mais escolhido para quem está iniciando uma empresa, apesar de não ser o mais adequado para todos os tipos de negócio. O seu limite de faturamento anual é de R$ 81 mil, ou seja, o faturamento mensal deve ser inferior a R$ 6.700.
Dessa forma, é a melhor opção para pequenas empresas. Quando o empresário ultrapassa esse limite, ele deve mudar o enquadramento da empresa para um formato que permita um porte maior.
Uma grande vantagem do MEI é que ele foi pensado justamente para facilitar a vida dos pequenos empreendedores. O seu processo de formalização é bem prático e rápido, e é realizado de forma 100% digital. O CNPJ da empresa fica pronto em apenas alguns minutos.
Antes de formalizar o empreendimento como MEI, é importante verificar as suas restrições, para entender se o tipo empresarial realmente se encaixa com as suas atividades. O MEI pode realizar a contratação de apenas 1 colaborador, e o seu salário também deve estar dentro do teto de faturamento.
ME (Microempresa)
A microempresa permite um maior teto de faturamento, e o seu limite anual é de R$ 360 mil. Portanto, permite que o empreendimento cresça mais. O ME também deve possuir apenas 1 titular, que deverá responder de forma individual pelas obrigações do negócio.
A formalização é um pouco mais burocrática, e exige um contrato social. Um diferencial desse tipo empresarial é que ele permite a contratação de até 20 funcionários, para empresas que realizam atividades comerciais.
EPP (Empresa de Pequeno Porte)
A EPP é aquela que se encaixa em empresas cujo faturamento anual é maior que R$ 360 mil, e o seu teto de faturamento é de R$ 4,8 milhões anuais. Acima desse teto, o negócio passa a ser considerado uma empresa sem enquadramento.
Uma vantagem é que no enquadramento de EPP, as empresas que exercem atividades comerciais podem ter entre 10 a 40 funcionários, permitindo um maior crescimento do negócio.
Qual regime tributário escolher?
Após escolher o tipo empresarial adequado para o seu negócio, é necessário optar por um regime tributário (a não ser que ele funcione em conjunto com o enquadramento escolhido para a sua empresa) para se enquadrar ao vender produtos online. Confira os principais tipos de regimes tributários:
- Simples Nacional: após a formalização no MEI, a empresa já é automaticamente enquadrada neste regime tributário. O que não acontece com os outros tipos de enquadramento, apesar do empresário ter a opção de adotar o regime. O Simples Nacional possui como finalidade diminuir a burocracia dos processos empresariais para pequenos negócios, além de reduzir as cobranças tributárias. Portanto, possui alíquotas menores que os demais.
- Lucro presumido: esse regime tributário é bastante utilizado por prestadores de serviços como médicos, dentistas e economistas. A apuração desse regime possui impacto no Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e a base de cálculo para recolhimento de impostos varia de acordo com as atividades de cada negócio.
- Lucro real: esse regime tributário é mais indicado para grandes empresas, já que oferece maiores vantagens para negócios que já possuem um faturamento alto. Afinal, nesse regime, a empresa paga o Imposto de Renda e a contribuição social sobre a diferença positiva entre receita de venda e os gastos operacionais em um determinado período.
Dicas para abrir uma empresa que vende produtos online
As lojas virtuais estão se tornando cada vez mais populares, já que oferecem a praticidade de adquirir produtos sem precisar comparecer a um estabelecimento presencial. Por isso, é um empreendimento que vale muitíssimo a pena, e pode trazer um lucro significativo.
Confira as principais dicas para empreendedores iniciantes, além das que demos para se enquadrar ao vender produtos online:
- Conheça o seu cliente
Para que qualquer negócio alcance o sucesso e cresça no mercado, é necessário realizar um estudo aprofundado sobre o seu público-alvo. Afinal, para atrair potenciais clientes, é necessário entender as suas dores e problemas, e oferecer uma solução eficaz. Além de conhecer o seu comportamento, interesses e necessidades.
Isso também permite que você consiga se comunicar com eles na melhor linguagem. Para conquistar feedbacks positivos dos consumidores, é necessário estar sempre se adaptando às suas preferências.
- Desenvolva estratégias de marketing
A sua empresa pode ser a melhor no mercado no seu ramo, mas para que os potenciais clientes a conheçam, é necessário que seja feita uma boa divulgação. E essa é a vantagem da internet! Pois ela permite que você alcance o seu público-alvo específico, escolhendo a sua faixa etária, gênero, região, entre outros. Apenas utilizando o tráfego pago!
Dessa forma, você pode fazer uma propaganda bem persuasiva, falando sobre as principais dores e problemas do cliente, e oferecendo o seu produto como a solução. Lembre-se de apresentar diferenciais, para se destacar entre a concorrência.
Sempre direcione o cliente para uma página de vendas, que auxilie ainda mais no processo da conclusão da compra. É aí que mora a importância de criar um site oficial para a sua empresa, além de se fazer presente nas redes sociais também. Assim, consegue manter o cliente por perto.
- Conheça o mercado digital
Por último, mas não menos importante, preste atenção nas tendências atuais do mercado, além de ficar sempre de olho nos seus concorrentes, para que você possa entender quais são as melhores formas de atrair clientes e realizar as vendas dos produtos.
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