Como pagar alíquotas menores nos impostos?
Pagar alíquotas menores de impostos é algo importante para qualquer empreendedor, seja ele pequeno ou de grande porte. Mas, muitos começam suas empresas sem terem ideia de como isso é possível, e acabam aceitando pagar alíquotas muito altas, que representam muito prejuízo quando se soma o montante. No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como você pode diminuir as alíquotas pagas aos fiscos, sem que isso represente sonegação. Veja abaixo!
Veja dicas para pagar alíquotas menores nos impostos!
Separamos abaixo algumas dicas que são importantes para quem está pagando alíquotas muito altas e quer diminuir esses gastos. Mas, lembre-se de que é muito importante procurar um contador para que ele te ajude da melhor maneira possível. Vamos lá!
1- Analise seu enquadramento empresarial
O primeiro grande motivo para que se pague alíquotas maiores do que o necessário é quando o empresário ou empreendedor acaba se enquadrando de maneira errada, principalmente por não ter uma assessoria contábil que esteja sempre atenta aos detalhes. Isso acontece muito, apesar de ser algo totalmente evitável. Um exemplo é quando um profissional liberal quer abrir uma empresa para pagar menos impostos, mas acaba se enquadrando como uma empresa tradicional, quando podia continuar pagando como empresário único, que paga impostos menores. Por exemplo: um designer pode se enquadrar como empresa de design ou agência. Na segunda opção, a alíquota é maior por uma série de questões. Então, na hora de abrir a empresa, é importante que se faça uma análise criteriosa a respeito das alíquotas em cada enquadramento, evitando erros que podem custar um bom dinheiro no fim do mês.
2- Revise os tributos que estão sendo pagos
Outro erro que pode gerar não apenas alíquotas mais altas, mas também tributos maiores de maneira geral, é não revisar o que está sendo pago para o Estado e para a Prefeitura, gerando problemas como bitributação, por exemplo. O ideal é que, de ano em ano, o seu contador faça uma análise do que está sendo pago e possa alterar aquilo que não está condizente com a prática. Mas, obviamente, somente o contador pode fazer esse trabalho de maneira correta, então, procure por uma contabilidade parceira e peça para que ela esteja sempre buscando formas de te ajudar a economizar nos impostos. Isso vai ajudar muito a garantir que você consiga ter um gasto menor com os tributos, embora seja necessário saber que eles vão fazer parte da sua rotina e não tem como fugir deles completamente.
3- Analise também o regime de tributação
Além do enquadramento empresarial, que é algo que precisa ser bem escolhido pelo contador, também é preciso entender qual regime de tributação faz mais sentido: o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Os três regimes tributários são boas escolhas dependendo de cada empresa e dos objetivos dela. Muitos empresários, porém, têm preconceito ou receio com algum deles, como acontece muito com o Lucro Real, onde acredita-se que o valor pago será maior nesse tipo de regime. Mas, a realidade é que a melhor forma de pagar alíquotas menores é escolhendo o Regime Tributário que irá garantir o melhor para a sua empresa, independente de qual vai ser.
4- Faça um planejamento tributário de tempos em tempos
Por fim, a melhor dica que podemos dar para todo empreendedor que quer diminuir as alíquotas, é fazer um planejamento tributário de tempos em tempos para rever esses valores. Mesmo que todas as escolhas acima sejam as ideais para o seu negócio neste momento, pode ser que isso mude em alguns meses, então, é válido sempre checar se está tudo caminhando como o esperado e fazer modificações sempre que necessário. De preferência, o planejamento tributário deve acontecer de um em um ano, mas o empreendedor que tem um contador sempre à disposição garantirá a melhor tributação sempre que possível, o que faz com que ele mantenha os valores dentro da alíquota mais baixa possível.
O ideal é que o empreendedor sempre tenha um contador ajudando na tomada de decisões, desde o momento da abertura da empresa, até na sua administração.
Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog mais dicas sobre contabilidade, empreendedorismo e abertura de empresa. Até a próxima!