Mostrar Aviso
Compartilhe:

Como obter sucesso com a ajuda da contabilidade?

Ao abrir um negócio, obter sucesso é o maior objetivo dos empreendedores, sejam eles iniciantes ou mesmo empresários com larga experiência. Mas não costuma ser nada fácil chegar ao topo dos seus rendimentos e é quase impossível fazer isso sem a ajuda de uma boa contabilidade e de parceiros que tragam uma visão estratégica e clara dos passos que devem ser tomados.

No texto de hoje, vamos falar um pouco como é possível obter sucesso com a ajuda da contabilidade. Veja abaixo!

3 motivos para que você peça ajuda da contabilidade para obter sucesso na sua empresa!

Abaixo, trouxemos 3 dos principais motivos pelos quais o contador será de grande ajuda no seu processo de crescimento da empresa. Afinal, todo negócio precisa de auxílio e parceria, mas nem sempre novos empreendedores compreendem o quanto isso é essencial, até mesmo no começo do negócio, onde é preciso alavancar rendimentos e garantir estabilidade. Veja abaixo o que separamos sobre esse assunto!

1- O contador irá te dar uma ideia de crescimento

Quando abrimos um negócio, o ponto principal é que ele tenha um crescimento, mesmo nos primeiros anos, quando há necessidade também de organização das contas e retorno do valor investido. O contador consultor irá te ajudar a entender melhor esse momento e poderá dar todo o auxílio necessário para que você encontre soluções para um crescimento expressivo durante os anos.

Entre os serviços que podem ajudar nesse sentido, estão:

  • Relatórios de previsão, que têm como principal intuito mapear os possíveis investimentos que serão feitos para o crescimento da empresa, considerando os valores médios de faturamento mensal ou anual.
  • Relatórios de dívidas, onde o contador consegue mapear também as dívidas daquela empresa, traçando estratégias que vão se alinhar ou não com as expectativas do empresário. Em alguns casos, é mais prudente frear o crescimento para quitar dívidas, pois é comum que a empresa tenha impedimentos que poderiam levar à falência.

Com alguns desses relatórios, o empreendedor consegue ter uma visão mais clara se deve ou não investir em crescimento ou se deve investir na segurança da empresa. Por exemplo: o empresário busca abrir uma filial, mas o investimento nessa empreitada não terá retorno imediato e pode colocar a matriz em risco devido às dívidas. Nesse caso, vale a pena aguardar mais um pouco para dar esse passo e colocar as contas em dia.

Ter esse tipo de ajuda é muito útil para empreendedores, mesmo os mais experientes. Afinal, muitas empresas acabam falindo nos primeiros anos porque não têm ideia de como é sua situação atual e são pegas de surpresa com alguma crise que poderia ter sido evitada.

Como mais um exemplo, podemos falar do coronavírus. A empresa que investiu em crescimento e não se resguardou, se tinha dívidas ou estava em uma situação de risco, acabou sofrendo mais com a pandemia. A empresa que possuía mais estratégia e um bom capital de giro, conseguiu se manter e até crescer.

2- Você não paga multas aos fiscos

Outro ponto importante para procurar ajuda da contabilidade para o seu negócio é não pagar nenhum tipo de multa aos fiscos. Alguns empreendedores, especialmente o MEI ou a ME, costumam fazer a contabilidade sozinhos, deixando a cargo do contador apenas a emissão de documentos oficiais. Com isso, é bastante comum que haja o esquecimento de pagar impostos na data certa e a necessidade de quitá-los com juros e multas, que é quando chega uma cobrança oficial da Receita Federal.

Ao contratar uma contabilidade de forma regular, você fica 100% despreocupado com esse tipo de problema, pois o contador se responsabiliza em imprimir todas as guias e realizar o pagamento – ou enviar a cobrança à sua empresa.

E, claro, evitando o pagamento de multas, você se mantém em dia com os fiscos e passa a ter mais crédito para crescer e expandir os seus negócios.

3- Sua empresa economiza com impostos

Por fim, uma boa razão para contar com a ajuda da contabilidade na sua empresa é economizar com impostos. Poucas pessoas sabem, mas muitos empreendedores pagam até 20% a mais do que deveriam com impostos altos e que poderiam ser revistos com a ajuda de um contador especializado. O ideal, nesses casos, é fazer um planejamento tributário com a contabilidade e rever questões, como:

  • Regime tributário escolhido
  • Forma de pagamento dos impostos
  • Enquadramento empresarial
  • Possível bitributação, que é quando a empresa acaba pagando impostos dobrados aos fiscos, algo muito comum e que pode ser facilmente resolvido.

Ao analisar tudo isso, o contador vai verificar qual é a melhor alternativa para aquela empresa em si e trazer a possibilidade de reduzir os impostos. Mas, lembre-se: essa redução é sempre dentro da lei e sem nenhum tipo de sonegação de impostos. É importante que a empresa pague o justo e nada mais aos fiscos.

Conclusões

Ter mais sucesso com a ajuda da contabilidade é o melhor caminho para o empreendedor que quer crescer e alçar novos vôos. De toda forma, o contador é essencial para o negócio, seja ele qual for e mesmo que ele esteja sendo iniciado. Você, como empreendedor, deve sempre buscar parcerias que façam da sua empresa um negócio próspero, saudável e com chances de crescer cada vez mais.

Gostou das dicas de hoje sobre a ajuda da contabilidade no crescimento da sua empresa? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares e visite nosso blog sempre para mais informações como essas. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)