
Como economizar no IR 2022 sendo empresário?
Economizar no IR 2022 é uma necessidade de praticamente todo empresário, afinal, o gasto com imposto de renda pessoa física pode ser muito alto, caso não haja um planejamento adequado. No texto de hoje, trouxemos dicas para quem está empreendendo, mas não sabe exatamente como é possível diminuir este que é um dos maiores impostos que pagamos no país. E, acredite, é plenamente possível pagar menos nessa hora e continuar dentro da lei, sem nenhum problema ou sonegação – que é algo que não recomendamos a ninguém, já que a receita cruza dados. Veja abaixo as dicas que trouxemos sobre o assunto!
Veja dicas para economizar no IR 2022 como empresário
Sem mais delongas, vamos às dicas que trouxemos para economizar no IR 2022. Lembrando que é muito importante procurar um contador de confiança para que ele possa te ajudar em todos os passos de maneira segura e sempre dentro da legislação, afinal, tentar economizar sonegando impostos não é uma boa estratégia e pode fazer com que você pague multas e até receba um processo da Receita Federal. Por isso, se você acha que está pagando impostos muito altos, é extremamente importante procurar ajuda especializada e uma consultoria mais adequada para suas necessidades, já que os contadores de empresas nem sempre trabalham fazendo o Imposto de Renda Pessoa Física. Então é essencial que você procure algum contador que possa te ajudar de uma maneira mais geral para que você não faça seu Imposto de Renda sozinho. Vamos lá!
1- Entenda que o seu pró-labore não precisa ser muito alto
Quando começamos a empreender, tendemos a querer transferir para nossa conta Pessoa Física o maior valor possível para pagar nossas dívidas do dia-a-dia, inclusive o cartão de crédito. Mas, hoje em dia, existem diversos cartões de créditos corporativos que podem ser utilizados para as contas mais simples, como para o pagamento do almoço com os clientes, a internet do escritório e vários outros pequenos gastos da rotina que não precisam ser feitos com a sua conta pessoa física.
É um erro muito grande transferir um pró-labore muito alto para sua conta, porque ele incide em impostos e o valor a ser pago na hora de fazer a declaração pode ser extremamente alto, chegando até os 20% de todo esse valor. A dica é tentar tirar o pró-labore mais baixo possível, até atingir a alíquota mínima. Esse valor deve ser o suficiente para que você faça o pagamento de contas essenciais que não podem ser pagas pela empresa, como financiamento da sua casa própria, de veículos no seu nome e outros. O cartão de crédito corporativo, por exemplo, é uma excelente forma de manter o máximo possível dentro da conta da empresa.
Vale dizer que este tópico é essencial de ser colocado no texto, porque não é incomum que empresários iniciantes, que abriram suas empresas praticamente sozinhos, transfiram todos os rendimentos para sua conta pessoa física, o que gera um imposto em praticamente toda a receita líquida do negócio. Esse erro geralmente demora a ser percebido e o empreendedor passa anos pagando um valor muito alto, sem necessidade. Lembre-se: você pode deixar dinheiro guardado na sua conta PJ e esperar que ele seja transferido como distribuição de lucros, sem incidência de imposto de renda.
2- Sempre planeje com antecedência
Um erro muito grande de quem precisa declarar Imposto de Renda, é deixar todo processo para a última hora, quando não é mais possível reverter as transferências feitas e economizar. Por isso, se neste ano você vai pagar um pouco mais, comece e se organizar para que no ano que vem seja possível diminuir a sua alíquota e pagar bem menos imposto. Para quem não entende muito bem do assunto, vale dizer que a Receita Federal trabalha com alíquotas, que nada mais são do que porcentagens do quanto será pago de imposto em cima de determinado valor. Quanto mais você receber, maior será a sua alíquota e, às vezes, por causa de um valor baixo de diferença, o empreendedor acaba pagando muito mais porque se enquadrou em uma alíquota maior. Então, fique de olho e se planeje mês a mês, de forma com que seja possível evitar problemas.
Conclusões
Economizar no Imposto de Renda é extremamente importante e vai te ajudar a direcionar esse dinheiro para outras necessidades que sua empresa possa ter. Por isso, procure sempre a ajuda de um contador e não tente fazer a declaração sozinho, Além disso, planeje e decida o seu pró-labore pensando também no Imposto de Renda e abra uma conta PJ em um banco de confiança, juntamente com um cartão de crédito.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais dicas como essas. Até a próxima e boa sorte na sua declaração de imposto de renda 2022.