Compartilhe:

Caí na malha fina, e agora?

Cair na malha fina é o medo de muitos cidadãos que declaram o imposto de renda pessoa física. O maior receio é que se pague multas altas devido à declaração incorreta ou inconsistente, mas será que realmente cair na malha fina é um problema tão grande? Será que é possível apenas corrigir a declaração sem pagar nada a mais por isso? E como podemos evitar cair na malha fina? No texto de hoje, vamos tirar todas essas dúvidas para que você saiba o que fazer caso algo assim aconteça! Vamos entender abaixo!

Afinal, o que significa cair na malha fina?

Cair na malha fina, de forma simples, é quando a sua declaração de Imposto de Renda fica retida na Receita Federal por causa de um erro ou por problemas maiores, como:

  • Omitir rendimentos: Se você declarou um valor menor do que realmente recebeu, a Receita Federal pode cruzar os dados e deixar sua declaração na malha fina para maiores averiguações. 
  • Preencher de forma errada os dados: Se você errar nos seus dados cadastrais, como endereço ou dados de CPF, RG, entre outros, a sua declaração também pode cair na malha fina. 
  • Colocar valores incorretos: Mesmo que seu intuito não seja esconder rendimentos, é possível que você tenha digitado um valor incorreto. Então, nem sempre quando a Receita Federal retém sua declaração significa que há uma omissão proposital de valores. 
  • Falta de documentos comprobatórios: Também pode acontecer da Receita Federal decidir que você precisa comprovar de onde estão vindo seus rendimentos. Isso acontece porque há dificuldade de rastrear os dados e a origem deles. Será necessário, nesse caso, enviar os documentos pedidos. 

Como saber se sua declaração caiu na malha fina?

Algumas pessoas ficam em dúvida se caíram ou não na malha fina. Será que a Receita Federal entrará em contato para avisar? Na realidade, um grande sinal de que você entrou na malha fina é quando sua restituição não é paga. Mas, no caso de quem não tem restituição para receber, a melhor forma de conferir se está tudo  bem é entrando no Sistema do e-Cac e analisando possíveis pendências. 

Você também pode entrar no programa gerador e consultar as pendências: basta entrar no seu extrato de declaração e clicar em “Pendências da Malha”. Lá, estarão descritas todas as suas pendências, erros e documentos que são necessários para garantir que a declaração seja aceita. Se caso você ficar com dúvidas, vale a pena consultar o seu contador de confiança para que ele possa te ajudar a resolver as pendências de maneira correta. 

Como eu corrijo a minha declaração? 

Se sua declaração do imposto de renda cair na malha fina, o ideal é que você faça a correção o quanto antes. Dependendo da situação, pode ser bastante simples, mas nem sempre é assim. Vamos trazer alguns exemplos:

1- Para declarações com erros 

Se sua declaração tiver erros de digitação, nomes incompletos, falta de dados e outros detalhes de informações incorretas. Nesse caso, você deve entrar no programa gerador da declaração, aquele mesmo utilizado para enviar a primeira vez, e fazer a correção conforme as instruções. É bastante simples e rápido corrigir a declaração do imposto de renda, especialmente nesses casos onde o erro é de informações incompletas.

2- Se houver necessidade de comprovar informações

Já em casos onde é preciso comprovar suas informações, seja de rendimentos ou de dados, será um processo um pouco mais complicado. Você deverá aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Estes documentos te explicarão como proceder. Também há casos onde é necessário agendar um atendimento na própria Receita Federal. Esse agendamento pode ser feito no programa gerador, na área Meu Imposto de Renda. 

Neste caso específico, é importante entender o que houve e qual o problema. Indicamos que você procure um contador para que ele possa te ajudar com agendamentos e com a reunião de documentos. 

Vou pagar multa por cair na malha fina?

A multa não vai acontecer apenas porque você caiu na malha fina. O que pode acontecer é uma multa em dois casos:

  • Atraso: Se houver o atraso e você deixar de declarar no dia limite, pode-se haver cobrança de multa. Ela é de R$165,74 até o momento, mas pode chegar a 1% do valor do imposto devido. Então, empresários e empreendedores podem pagar um valor mais alto. Se o atraso continuar se estendendo, sua multa pode chegar a 20% do Imposto total, então, cuidado. 
  • Quem tiver pendências mais sérias, como no segundo caso que citamos acima, a multa pode ser bem alta. Por isso é tão importante procurar um contador, porque a Receita Federal pode entender, mesmo com a documentação, que você está errado. Nesse caso, o imposto devido será somado em 75% com juros. Então, todo cuidado é pouco e é possível ficar com um valor muito alto para pagar à Receita Federal.

Como conclusão, podemos dizer que o melhor conselho é sempre ter um contador que te ajude com a declaração. Além disso, sempre que você cair na malha fina por causa de documentos comprobatórios, é a hora de sentar com o seu contador e tentar resolver o problema de forma muito transparente e clara, para evitar as multas. Se a multa acontecer, será preciso negociar parcelamento para pagar e seguir com o seu nome limpo. Não deixe isso acontecer e sempre tenha um contador de confiança te ajudando.

Gostou das informações? Compartilhe! 

Fale com o consultor, é grátis :)