Mostrar Aviso
Compartilhe:

Abertura de empresa em Florianópolis – Entenda o processo!

O processo de abertura de empresa em Florianópolis acontece da mesma forma do que no restante do país, com algumas mudanças pequenas – como o prazo para conseguir acesso ao CNPJ,  que pode ser de apenas em um dia, dependendo da disponibilidade do contador que você contratar. 

Para quem está precisando abrir uma empresa em Florianópolis, no texto de hoje,   separamos o passo-a-passo desse processo, que vai desde o planejamento até a inauguração do seu negócio em um ponto físico. Veja abaixo para que você consiga se preparar melhor!

Passo-a-passo para abertura de empresa em Florianópolis 

Sabemos que o processo de abertura de empresa em Florianópolis funciona como em qualquer outra cidade do país, mas que, por ser uma região onde é um estímulo do governo para que as pessoas  empreendam, a parte burocrática pode ser um pouco mais rápida. Sem mais delongas, vamos aos passos que você precisará dar para finalmente realizar o sonho de abrir a sua própria empresa na cidade!

1- Faça um planejamento de concorrência

Para começar a abertura de empresa em Florianópolis, antes de mais nada, você precisa fazer um planejamento de concorrência e entender se a cidade consegue abraçar o seu negócio de maneira positiva. Segundo o SEBRAE, cerca de 60% das empresas abertas no país acabam falindo nos primeiros dois anos por causa da falta de planejamento da concorrência e do entendimento de como aquele negócio precisa se posicionar para obter sucesso em uma região específica. 

Por isso,  é fundamental compreender o mercado de Florianópolis antes mesmo de começar a dar os primeiros passos rumo à consolidação da sua empresa. 

2- Tenha um bom capital de giro para a abertura de empresa

Ter um bom capital de giro vai garantir que o seu negócio consiga sobreviver,  mesmo em momentos de crise, como aconteceu com a pandemia de coronavírus.  Além disso, o capital de giro também tem a função de garantir que sua empresa consiga se manter no começo da atuação, quando ainda há um número pequeno de clientes e muitos investimentos para fazer. Esses primeiros meses são essenciais para trabalhar sem depender totalmente dos lucros que o negócio irá trazer. Por isso, considere o capital de giro um dos passos mais importantes para abertura de empresa em Florianópolis ou em qualquer outra cidade do país. 

Também vale dizer que o capital de giro é algo que deve ser estimulado para crescer ao longo dos anos e caso ele seja solicitado, é importante repor o dinheiro que foi retirado o quanto antes,  evitando ao máximo zerar essa poupança. 

Este tópico é para lembrar da importância do capital de giro, embora muita gente acredite que não é necessário se preocupar com esse detalhe ao começar a abertura de empresa e que o próprio lucro conseguirá manter o negócio em funcionamento.  Contar com isso nunca é uma boa ideia e pode fazer com que você precise fechar as portas em poucos meses e desistir do seu sonho por causa da falta de planejamento e do capital de giro adequado para o tamanho do seu negócio. 

3- Abra o seu CNPJ com um contador

Abertura do CNPJ deve ser feita com auxílio do contador, que é o profissional responsável por definir alguns detalhes em relação a sua empresa, como o enquadramento empresarial,  o enquadramento tributário, o regime de sócios, entre outras decisões que são muito essenciais para garantir que você pague o mínimo de tributos possível  e que esteja em dia com os órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal e a Prefeitura da sua cidade. 

Durante a abertura do seu CNPJ,  também será preciso conseguir algumas autorizações, como o alvará de funcionamento, a emissão de notas fiscais, e registro social. Mas, fique tranquilo porque o contador irá te ajudar com todas as autorizações necessárias e fará abertura da sua empresa de maneira simples e rápida, evitando qualquer problema. É essencial contratar um profissional para te ajudar nessas etapas burocráticas, assim, você consegue se focar em outros detalhes para abertura de empresa em Florianópolis. 

4- Encontre o espaço físico ideal

Além do valor que você tem que separar para o capital de giro, também é muito importante levar em consideração o valor que deve ser guardado para o aluguel do espaço físico onde você irá abrir a sua empresa. Dependendo do ramo de atuação,  você deve alugar um espaço mais afastado ou mais próximo do centro, com uma área útil grande ou apenas um escritório, enfim, são diversos detalhes que fazem a diferença na hora de escolher o local ideal e que caiba no seu orçamento. Por isso, é importante fazer um planejamento financeiro exclusivo para abertura física da empresa!

Caso você queira abrir uma empresa 100% digital, como é o caso de muitos escritórios e agências, é preciso ter um endereço fiscal e o contador também vai te ajudar a conseguir isso de maneira bem simples e sem burocracia. Entre em contato em caso de dúvidas!

Conclusões

O processo de abertura de empresa em Florianópolis pode ser bastante simples, especialmente se você procurar ajuda de um profissional qualificado e que te acompanhe tanto neste início, quanto durante todo o seu ano fiscal. Afinal, abrir uma empresa é o sonho de muita gente e hoje isso é muito mais facilitado do que era antigamente. Se você ficou com dúvidas, entre em contato conosco para que possamos te ajudar com todos os detalhes!

 Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares!  Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)