Compartilhe:

A importância da contabilidade para profissionais liberais

A contabilidade para profissionais liberais é algo extremamente importante para garantir a tranquilidade de quem trabalha muito e precisa garantir a organização contábil mensalmente, diferente do que acontece com quem é contratado via CLT, que tem a organização contábil entregue pela empresa contratante. Sem essa organização, o profissional liberal corre muitos riscos e pode até pagar multas altas por deixar de fazer alguma declaração ou de pagar os impostos corretamente. No texto de hoje, separamos um pouco mais sobre esse assunto, explicando o que são os profissionais liberais e o porquê eles precisam ter um contador de confiança ajudando no seu dia-a-dia da profissão. Veja abaixo! 

Primeiro, o que são profissionais liberais?

Antes de mais nada, precisamos entender quem são os profissionais liberais e qual a diferença deles para profissionais autônomos. De modo geral, os autônomos são pessoas que trabalham por conta própria e não possuem registro em nenhuma empresa. O profissional liberal tem a mesma premissa, porém, uma responsabilidade maior com a sua profissão, já que são profissionais especializados. Ou seja, para se enquadrar como profissional liberal, é preciso que você seja formado no ensino superior ou técnico de alguma área, como médicos, dentistas, advogados, arquitetos, psicólogos, entre outros. O profissional liberal tem liberdade de exercer a sua profissão, mesmo que seja por conta própria, mas sempre protegido pelo seu sindicato e pelas leis que envolvem a sua área de atuação. Ele também pode abrir uma empresa e atuar como profissional PJ, mas esse é o enquadramento diferente do que estamos tratando no texto de hoje.

E por que o profissional liberal deve ter contador?

Diferente do profissional PJ, o profissional liberal não é obrigado a contratar um escritório de contabilidade para assinar as suas escriturações contábeis. Mas isso não significa que a contabilidade não é de extrema importância para ele, afinal, as legislações do nosso país são extremamente complexas e podem causar muitas dificuldades em pessoas inexperientes. Veja abaixo alguns dos principais motivos para que você tenha um contador te ajudando no seu dia a dia como profissional liberal!

1- Ajuda na redução de impostos

Por desconhecimento ou inexperiência, é muito comum que o profissional liberal acabe pagando um valor exorbitante de impostos sem necessidade. Ao procurar um contador, é possível fazer os cálculos e descobrir formas de diminuir os tributos mensais e as alíquotas no geral. Para que isso seja ainda mais efetivo, a dica é procurar um contador especializado em profissionais liberais e que saiba como te enquadrar de uma maneira adequada, diminuindo a sua carga tributária mensal, que já é bastante alta se comparada a carga tributária de uma empresa, por exemplo. Esse, com certeza, é um dos maiores motivos para ter um contador te ajudando a calcular os seus impostos. O gasto com o contador acaba se pagando com a diminuição dos impostos e o saldo costuma ser bastante positivo no fim das contas.

2- Evitar erros de declarações

Se pagar impostos excessivamente já é algo ruim, imagine pagar multas desnecessárias por erros de declaração ou até mesmo por atrasos que poderiam ter sido evitados? É muito comum que os profissionais liberais esqueçam de entregar suas obrigações, ou que façam isso de maneira inadequada, culminando em multas que podem ser pesadas, trazendo enorme prejuízo para as contas. Tendo um contador à sua disposição, você não precisa se preocupar com as entregas mensais e anuais, especialmente se ele for contratado mensalmente para garantir que todas as suas obrigações estejam em dia. Então, a dica é ter um contador fixo mensal e não apenas para momentos esporádicos! 

3- Se preocupar com o que importa!

Por fim, o contador para profissionais liberais é extremamente importante para garantir que eles fiquem focados em fazer aquilo que precisam, como atender seus clientes e trabalhar na sua área. Quando o profissional liberal fica muito ocupado cuidando de assuntos contábeis, ele pode deixar de lado as suas obrigações mais importantes e ter uma carga de estresse muito maior do que o necessário. Normalmente, paga-se um valor mensal para o contador e o profissional liberal não tem mais nenhum problema com as suas obrigações tributárias e suas declarações anuais e mensais, tirando um peso enorme da sua carga de trabalho. É claro que tudo deve ser acordado com a contabilidade anteriormente. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da contabilidade para profissionais liberais? Entre em contato conosco e agende uma reunião para que possamos te ajudar a garantir a organização contábil necessária para que você possa continuar trabalhando sem problemas com a fiscalização e pagando o mínimo possível de impostos, de maneira legalizada. Caso precise de ajuda também com imposto de renda pessoa física, podemos te ajudar na declaração, até mesmo se você tiver caído na malha fina.

Não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)