Compartilhe:

5 vantagens de contratar um contador para sua empresa!

Existem inúmeras vantagens de contratar um contador para sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, além de qualquer nicho de atuação. No texto de hoje, nós trouxemos 5 dessas vantagens, embora existam muitas outras. Confira! 

Confira 5 vantagens de contratar um contador para sua empresa!

Não vamos nos estender muito na introdução deste texto. abaixo, confira as 10 vantagens que trouxemos para quem está pensando em contratar um contador para auxiliar no seu negócio da melhor maneira possível. Veja!

1- Ficar em dia com os fiscos

Sem dúvida, a primeira grande vantagem em contratar um contador para a sua empresa, é garantir que ela fique em dia com a fiscalização no quesito contábil. Muitos empreendedores, especialmente os donos de empresas menores, acabam contratando a contabilidade apenas para serviços esporádicos, deixando de se preocupar com outros serviços mais frequentes, como pagamento de tributos e impostos mensais. O contador vai te ajudar a ficar em dia com a fiscalização e fará isso de forma que você não precise se preocupar com este setor da sua empresa. 

Apesar de ser muito comum empresas pequenas que o próprio empreendedor faça o acompanhamento da contabilidade, é muito mais confortável e seguro ter um contador que realize esse serviço. 

2 – Ter suporte para dúvidas 

Outra vantagem excelente de contratar uma contabilidade mensalmente, é ter suporte para dúvidas, sempre que necessário. Poder ter uma linha direta com o seu contador e fazer perguntas quando houver alguma dúvida a respeito do setor contábil da empresa é muito bom e evita erros comuns aos pequenos empreendedores, que lidam com a contabilidade praticamente sozinhos. Vale a pena, antes de contratar um contador, verificar como funciona o seu atendimento e qual a melhor forma de tirar dúvidas com ele.

O ideal é que a contabilidade forneça o número de telefone ou um e-mail para que todas as suas dúvidas sejam respondidas o mais rápido possível, sem risco da empresa deixar de cumprir algum prazo importante. 

3- Desenquadrar no momento certo

O desenquadramento de uma empresa acontece normalmente quando ela passa a ter um faturamento acima daquele definido pelo enquadramento inicial. Esse processo deve acontecer, preferencialmente, de maneira planejada e com o contador ciente da mudança que será realizada. Caso a empresa desenquadre automaticamente, o que pode acontecer é que a receita federal cobre os valores pendentes retroativos do ano inteiro, que podem ser muito altos e custar caro para o negócio. Por isso, ter um contador analisando os rendimentos da empresa de perto é fundamental para evitar que esse tipo de coisa aconteça e garantir que seja possível desenquadrar de maneira simples e dentro da lei. 

Vamos dar um exemplo: imagine que um microempreendedor individual passe a receber um valor mais alto do que o limite estabelecido de rendimentos para esse profissional. Durante um ano, esse microempreendedor recebeu 20% acima deste limite, o que caracteriza o seu desenquadramento automático. Como o valor ultrapassou em 20% do limite, a Receita Federal compreende que o microempreendedor já deveria estar enquadrado como uma microempresa desde o início do ano, ou seja, ele terá que pagar os valores retroativos e, ainda por cima, com incidência de multa. Agora, imagine essa situação com empresas ainda maiores e com faturamentos mais expressivos? O prejuízo pode ser gigantesco!

4- Ter suporte financeiro

Não podemos deixar de citar o fato que alguns contadores mais modernos atuam não apenas na parte contábil dos negócios, mas também como consultores financeiros, ajudando a empresa a tomar decisões e garantindo tranquilidade em relação a elas. O contador pode ajudar a emitir relatórios financeiros com a atual situação da empresa, a emitir relatórios em relação ao retorno de possíveis investimentos, entender os gastos e o que pode ser economizado para quem precisa sair de uma situação mais difícil, entre outros suportes do setor financeiro que são importantes e que podem garantir mais saúde financeira para empresa. O contador também é o profissional que pode auxiliar na organização da burocracia de funcionários, como na contratação ou demissão deles. Em resumo, o contador sai apenas da função de cuidar de burocracias contábeis, e pode se tornar um auxiliar para outros setores do negócio. É o que chamamos de contabilidade consultiva.

5- Não precisar se preocupar em imprimir guias de pagamento 

Por fim, obviamente, com um contador debruçado nas questões contábeis do seu negócio, você não precisa mais se preocupar em saber quais impostos e tributos terá que pagar mensalmente ou anualmente. O contador irá fazer toda essa reunião de documentos e o empresário apenas tem que se preocupar em pagar aquilo que for necessário. Dessa forma, sobra muito mais tempo para que o empreendedor se preocupe com questões mais importantes do negócio, como captação de clientes e atendimento.

Gostou? Compartilhe!

Fale com o consultor, é grátis :)