Mostrar Aviso
Compartilhe:

5 motivos pelos quais você deve formalizar sua empresa

Formalizar sua empresa é um passo importante para quem deseja empreender e quer começar a fazer isso da maneira mais legalizada possível. Muitas vezes, os empreendedores nascem de pequenas atitudes, como venda direta, prestação de serviço informalmente, entre outros, e a formalização é o passo necessário para finalmente se consolidar no mercado e se tornar uma empresa de sucesso. 

Se você ainda está na fase em que possui dúvidas se abre ou não um CNPJ, separamos abaixo informações que vão te ajudar a tomar uma decisão. Veja os principais motivos para que a formalização da sua empresa aconteça o quanto antes! 

Veja os 5 motivos para que você pense em formalizar sua empresa!

Ainda está em dúvida se formalizar a sua empresa é a melhor saída para o seu negócio? Separamos bons motivos abaixo para isso! Veja!

1- Mais segurança para as transações

Sem dúvidas, um dos motivos para que sua empresa fique formalizada é a segurança nas transações que você terá. Será possível emitir nota fiscal, realizar contratos de compra e venda e de prestação de serviço e todos outros trâmites que ficam impossíveis – ou mais difíceis – de fazer quando você age informalmente.

Por isso, optar por formalizar a empresa é também dar preferência para transações mais transparentes e que tenham respaldo jurídico mais válido. Para quem se preocupa com a segurança, estar em dia é sempre a melhor opção – mesmo que isso gere um pouco mais de trabalho inicialmente. 

2- Ficar em dia com os fiscos

Quando trabalhamos informalmente, mesmo que nossos rendimentos pareçam baixos, você precisa explicar para os fiscos de onde eles estão vindo. Uma pessoa que recebe mais do que o teto para o imposto de renda, por exemplo, mas que não declara os rendimentos e nem mesmo emite nota fiscal, é uma pessoa que está com a situação irregular – e isso gera uma série de problemas grandes no futuro. 

Estar em dia com os fiscos, além de mais confortável, é também mais seguro, como já falamos no tópico acima. Com os sistemas automatizados da receita federal, hoje em dia é cada vez mais difícil esconder os rendimentos – e você não vai querer fazer isso, afinal, as multas para quem sonega impostos estão maiores e são aplicadas sem aviso prévio. 

3- Ter mais acesso a crédito

Como todos os motivos têm relação entre si, quando estamos em dia com os fiscos e passamos a declarar nossos rendimentos, o que acontece? Os bancos começam a nos oferecer acesso ao crédito deles, afinal, somos pessoas que podem pagar por eles. E isso, por mais que pareça besteira, faz muita diferença no seu dia-a-dia para praticamente tudo, como:

  • Para alugar um imóvel por meio de imobiliárias. 
  • Para financiar um carro, seja ele de qualquer valor. 
  • Para pedir empréstimos quando for necessário.
  • Para solicitar financiamento de casa própria. 
  • Para solicitar um cartão de crédito com limite mais alto.

Ou seja, o acesso ao crédito se torna muito mais facilitado a partir do momento em que começamos a registrar nossos rendimentos, pagar nossos impostos e ficar em dia com os fiscos. 

Estando informais, não conseguimos nem ao menos comprovar a renda quando for necessário, especialmente quando a pessoa não é nem registrado como autônomo e não emite nenhum tipo de nota fiscal pelos seus serviços. 

Em um primeiro momento, pode parecer desnecessário ter a formalização, mas quando precisamos de acesso ao crédito notamos que ela seria essencial para evitar que ele fosse negado – e sempre podemos vir a precisar de crédito na praça!

4- Oferecer mais profissionalismo aos clientes

Seus clientes com certeza se sentirão mais seguros a partir do momento em que você puder oferecer nota fiscal e ter uma empresa aberta. Trabalhar de maneira informal pode até parecer vantajoso mas, a longo prazo, muitos clientes mais exigentes acabam desistindo de fechar negócio, justamente porque querem um tipo de prestação de serviço mais profissional, que ofereça contratos, nota fiscal e todo o suporte jurídico se for necessário. 

Então, para quem quer mostrar mais profissionalismo aos clientes, se formalizar sempre será uma alternativa excelente e bem recomendada. 

5- Possibilidade de crescimento 

Por fim, um dos motivos para formalizar sua empresa é a opção de crescimento que isso traz. Investidores passam a enxergar o seu negócio como um potencial lugar de aplicações financeiras e seus clientes maiores começam a surgir, como empresas de grande porte, por exemplo. A formalização é essencial para que a sua empresa passe a crescer mês após mês e tenha uma visibilidade maior no mercado. Sem dúvidas, quem faz questão de crescimento, abrir um CNPJ é o primeiro passo para isso!

Ficou com dúvidas sobre como abrir sua empresa? Entre em contato conosco e peça uma reunião presencial ou online. Vamos te ajudar a realizar o sonho do próprio negócio! 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)