Mostrar Aviso
Compartilhe:

5 dicas para contratar um contador!

Contratar um contador é essencial para sua empresa, desde o começo dela e durante toda a sua atuação. É através do contador que você poderá se manter dentro da lei e pagando todos os impostos em dia. Além disso, o contador pode te ajudar em diversos outros aspectos, como na organização financeira da empresa, no RH e em toda a parte contábil. s você sabe como escolher um contador ou uma contabilidade de confiança? Se você ainda tem dúvidas da melhor forma de fazer isso, separamos no texto de hoje algumas dicas que vão ser muito úteis nesse sentido. Veja!

Veja dicas para contratar um contador! 

Se você está pensando em abrir uma empresa ou se já tem um negócio e quer garantir total segurança contábil para ela, é importante contratar um contador. Abaixo, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo! Veja! 

1- Procure um contador que tenha experiência no seu nicho de atuação

É interessante que o contador contratado tenha o máximo de experiência no seu nicho de atuação ou até mesmo no tipo de empresa que você está abrindo. Por exemplo: se você é um microempresário ou tem uma empresa de porte pequeno, é indicado que o contador seja o mais experiente possível em negócios desse porte.

O mesmo vale para grandes indústrias e empresas maiores: Escolher uma contabilidade mais experiente vai ajudar a lidar com negócios diversos e evitar até mesmo decisões errôneas, como o Regime Tributário inadequado para aquele tipo de empresa.

Por isso, sempre pergunte ao contador com quem você está negociando a parceria se ele já atuou com negócio como o seu, seja em relação ao tamanho como também ao nicho.

2- Sempre peça reuniões para tirar dúvidas

Você vai fechar uma parceria muito importante para sua empresa, por isso, é essencial saber que aquela contabilidade estará disponível para tirar dúvidas, explicar como ela irá atuar e quais serão as decisões tomadas para diminuir os impostos e lidar com outros setores, caso o pacote fechado englobe esse tipo de serviço.

Além disso, antes mesmo de fechar negócio, converse bastante com o contador e veja qual é a abertura dele para te explicar como funcionará a parceria – assim, você consegue sentir se ela vai ser de sucesso ou não. Mesmo com a pandemia, tente marcar reuniões, como as online.

3- Encontre um contador que te acompanhe desde à criação da empresa

Assim que você decidir que é o momento de abrir uma empresa, seja ela pequena ou grande, é importante procurar um contador para que ele faça todo o processo desde o início, evitando erros de enquadramento, seja empresarial ou de Regime Tributário.

Porém, se caso você já tenha aberto a empresa, é importante que o contador faça uma revisão das escolhas para definir se tudo está correndo da melhor forma possível, evitando problemas como:

  • Bitributação, algo comum e recorrente entre empresas que realizam a abertura de maneira inadequada.
  • Pagamento exagero de impostos, devido ao enquadramento errado.
  • Outros problemas, como multas, que podem causar até mesmo a falência da empresa, caso se acumulem.

4- Faça uma parceria de longo prazo

Uma dica importante para quem quer ter sucesso como empresário, é fazer da contabilidade uma verdadeira parceira de longo prazo porque ela é um dos elos principais com os fiscos e o que mantém a empresa em dia com a Receita Federal e até mesmo com suas obrigações diversas, como o pagamento adequado dos funcionários, a entrega de documentação no prazo correto e outros detalhes que só podem ser vistos de perto quando uma contabilidade realmente trabalha em parceria com o seu cliente.

É muito comum que os empresários optem por contratar a contabilidade apenas em momentos específicos para tentar economizar, mas nem sempre isso é uma boa ideia, já que o dia-a-dia da empresa pode fazer com que haja o esquecimento da emissão de documentos importantes, algo que pode gerar multas e outros problemas para a empresa. De forma geral, a melhor opção é ter uma contabilidade responsável por todos os trâmites burocráticos, evitando qualquer tipo de dor de cabeça nesse sentido.

5- Entenda um pouco de contabilidade

Uma dica importante para os empresários que estão começando é entender um pouco mais de contabilidade, mesmo quando já existe um contador responsável por todos os procedimentos burocráticos. Mesmo com ajuda, o empresário deve saber o básico para saber o que cobrar da contabilidade e entender os processos que estão sendo encaminhados pelo contador. Assim, contratar um contador será mais fácil e rápido porque você já saberá o que esperar dele, como:

  • Se ele é um contador consultor, ou seja, se irá te ajudar em outros setores além das burocracias.
  • Se ele tem experiência com o seu nicho de atuação ou não.
  • Se ele poderá oferecer um trabalho mais completo e se a parceria será mensal ou esporádica. Dependendo da sua demanda, como já explicamos, é mais interessante ter uma parceria mais longa.

Conclusões

Contratar um contador é essencial para sua empresa e, por isso, essa escolha deve ser a mais cuidadosa possível. Siga nossas dicas e tente sempre conversar com o contador que você irá contratar para alinhar as expectativas com ele. Se você precisa de uma contabilidade em Florianópolis, entre em contato conosco para que possamos fazer um orçamento adequado para a sua empresa. Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)