
Qual a diferença entre contabilidade digital e contabilidade tradicional?
Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da contabilidade digital e com relação a qual a diferença dela para contabilidade tradicional, que está no mercado há alguns anos e permanece sem tantas mudanças radicais. Será que a contabilidade digital é, de fato, muito diferente daquela Contabilidade que estamos adaptados e que tem como principal característica a figura do contador extremamente burocrático e que resolve os problemas exclusivos das papeladas? No texto de hoje, vamos explicar um pouco das diferenças que essa nova era da contabilidade trouxe e como isso impacta na forma como você gerencia o seu negócio. Veja abaixo o que trouxemos sobre esse assunto!
Afinal, o que é contabilidade digital?
Aqui em nosso blog, já trouxemos diversos artigos explicando um pouco sobre o que é a contabilidade digital e os seus principais benefícios. Mas, de modo geral, esse modelo de contabilidade tem como principal característica a digitalização dos processos e, com isso, a automação desses mesmos processos. Se antes era preciso vasculhar pilhas de papéis para acessar os dados de um cliente, hoje tudo isso está em programas criptografados e altamente seguros, com fácil acesso do contador às informações necessárias naquele determinado momento. A contabilidade digital utiliza muitos softwares e muitos programas de gestão contábil, que permitem processos mais rápidos, mais seguros e muito mais eficazes.
Mas qual a diferença na prática?
Dizer que a contabilidade digital utiliza muito mais softwares programas é bastante óbvio e não responde a pergunta principal deste artigo: qual a diferença prática para o cliente quando ele opta por uma contabilidade digital ao invés de uma contabilidade tradicional?
Para responder essa pergunta importante dividir em tópicos:
1- Mais agilidade com os processos burocráticos
Sem dúvidas, esta é a diferença que o cliente vai sentir na prática quando migrar para a contabilidade digital. Os processos burocráticos passaram a ser totalmente automatizados, o que significa que o contador tem acesso muito mais rápido às respostas que o cliente solicita e a todos os seus trâmites legais de maneira geral. Dessa forma, é muito mais fácil resolver pendências e encontrar soluções práticas para as burocracias do dia dia, sem que seja preciso levar horas entre as papeladas! Agilidade é a palavra-chave e a contabilidade digital entrega isso de maneira excepcional e totalmente segura!
2- Segurança
Falamos logo acima sobre o quanto os programas são muito seguros e livres de qualquer tipo de invasão. Mas a segurança não se resume ao fato de nenhuma outra pessoa ter acesso aos seus dados, mas também na garantia de que você não irá perdê-los por algum tipo de infortúnio que a contabilidade possa sofrer, como um apagão do seus sistemas, perda de papéis, danos, entre outros problemas que possam acontecer. O software e os programas costumam ter todo o backup na nuvem, diferente do que acontecia antigamente, quando o contador tinha esses backups no próprio sistema, que fica muito vulnerável ao que pode acontecer externamente e danificar esse servidor. Hoje, a contabilidade digital é muito mais segura em relação ao armazenamento dos seus dados, algo que é imprescindível para qualquer empresa.
3- Mudanças no tipo de atendimento
Chegamos a um ponto muito importante a ser explicado em relação à contabilidade digital e a sua diferença em relação à contabilidade tradicional. Todos os tópicos acima são benefícios que a contabilidade digital traz, mas a grande diferença está no tipo de atendimento que a sua empresa terá a partir do momento em que ela migrar para a contabilidade digital.
Gostamos dizer que o Contador já não é mais o mesmo profissional de antigamente e hoje se tornou o contador/consultor, que atua em diversas frentes para garantir para a empresa as melhores decisões, melhor gestão financeira, melhor controle de fluxo de caixa, enfim, diversos serviços que antes não faziam parte do que a contabilidade oferecia, já que ela estava muito ocupada tratando das burocracias de forma manual.
Hoje em dia, as empresas não esperam mais apenas uma contabilidade que trate das burocracias. É esperado muito mais e a contabilidade digital é capaz de oferecer um leque de serviços agregados, tornando-se um braço da própria empresa, fazendo com que ela cresça e se desenvolva de maneira saudável.
E como funciona a migração para a contabilidade digital?
Algumas pessoas têm medo de migrar para contabilidade digital e deixar de receber as burocracias necessárias para que a empresa consiga se manter em dia com os fiscos. Quanto a isso, você pode ficar tranquilo, porque a contabilidade digital não exclui o serviços antigos, apenas agrega mais serviços na sua atuação. Esse tipo de contabilidade é mais completa e garante à empresa uma parceria mais robusta.
A migração funciona de maneira bem simples, basta entrar em contato com uma contabilidade digital e pedir para que a transferência seja feita. O contador irá te ajudar com todos os passos para que tudo seja tranquilo e para que suas obrigações estejam em dia.
Gostou de saber mais sobre a contabilidade digital e como ela funciona na prática? Entre em contato conosco e faça a sua migração para a Imagem Contabilidade – teremos prazer em te atender e te ajudar nesse processo tão importante para a sua empresa. Vamos marcar uma reunião presencial ou online para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais e de visitar nosso blog para mais dicas sobre contabilidade e sobre o mundo empresarial. Até a próxima!