Para que contratar uma contabilidade? Como ela pode te ajudar?
Contratar uma contabilidade é um passo importante para quem pensa em abrir uma empresa ou quer expandir os negócios. Com exceção do MEI, todas as empresas precisam do contador para que seja possível assinar os documentos obrigatórios e manter a burocracia em dia – mas será que a contabilidade tem apenas essa função? No texto de hoje, vamos te explicar um pouco sobre para que contratar uma contabilidade e como ela pode te ajudar a fazer sua empresa crescer cada vez mais. Vamos lá? Veja abaixo!
Afinal, para que contratar uma contabilidade?
Para responder esta pergunta, antes de mais nada, precisamos explicar que a contabilidade é obrigatória para empresas, mesmo que elas sejam pequenas. A única exceção é o MEI, que não precisa do contador para administrar seu negócio, sendo possível fazer tudo por conta própria, por meio do Portal do Empreendedor.
Mas, a partir do momento em que você se tornar uma ME, será preciso contar com a ajuda da contabilidade, mesmo que de maneira bem superficial.
Apesar da obrigatoriedade, não é apenas por isso que devemos contratar uma contabilidade, já que ela tem funções diversas para ajudar o seu negócio. Vamos falar delas abaixo:
1- Fazer o processo de abertura da sua empresa
Inicialmente, a contabilidade vai te ajudar a abrir uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Se você pensa em abrir um CNPJ ou tem um CNPJ como MEI, será preciso se desenquadrar e abrir uma empresa com a ajuda do contador. Esse processo todo deve ser feito com a contabilidade, pensando sempre em encontrar o melhor enquadramento empresarial, o melhor enquadramento tributário e outros detalhes, como a sociedade, nome, etc. O processo de abertura da sua empresa é relativamente simples e rápido, mas apenas o contador pode fazer isso – com exceção do MEI.
2- Emitir documentos obrigatórios
Aqui, entramos nas obrigações mais comuns de uma contabilidade, que é a emissão de documentos obrigatórios. De maneira simplificada, toda empresa tem uma série de documentos que precisam ser emitidos aos fiscos, como o DRE, Demonstrativo de Resultados, o DFC, Demonstração de Fluxo de Caixa e o BP, Balanço Patrimonial. A Contabilidade irá realizar a confecção desses documentos que devem ser enviados aos fiscos no prazo estipulado, permitindo que sua empresa se mantenha em dia com a fiscalização.
A emissão desses documentos precisa estar, obrigatoriamente, atrelada à contabilidade e é por isso que você precisa ter um contrato com um contador para manter sua empresa funcionando corretamente.
3- Gerir o setor financeiro e de RH
Apesar de contratar uma contabilidade ser obrigatório para algumas questões legais, há momentos onde o contador pode ajudar em serviços que nem imaginamos, como a gerir o setor financeiro ou o setor de RH.
Para empresas que têm funcionários, contratar uma contabilidade pode ser excelente para que ela emita todas as obrigações com os funcionários, como a folha de pagamento, por exemplo. O ideal, nesses casos, é que a contabilidade seja contratada mensalmente e esteja disponível para realizar baixas de carteira, entrada de novos funcionários, etc.
No quesito financeiro, contratar uma contabilidade pode ser interessante para realizar o BPO Financeiro, que nada mais é do que uma terceirização do setor, onde a contabilidade reúne relatórios, ajuda na gestão e permite que o empreendedor tenha uma visão ampla do negócio, bem como seus investimentos possíveis para o futuro.
Seja como for, a contabilidade não é apenas necessária para obrigações comuns da empresa, mas também pode ser uma ótima auxiliadora dos processos financeiros e de RH, que são essenciais.
4- Garantir o pagamento de impostos em dia
Contratar uma contabilidade é importante também para que sua empresa não esqueça de pagar as obrigações mensais e anuais que ela tem. Normalmente, com um contrato mensal com a contabilidade, ela irá entregar as guias prontas para serem pagas, tornando o processo muito mais simples e rápido e, claro, evitando que você esqueça de fazer os pagamentos necessários na data de vencimento. As guias de pagamento costumam ser emitidas com uma certa antecedência para que o empreendedor possa separar o dinheiro para realizar o pagamento – mas o vencimento deve ser respeitado, evitando multas e outros problemas com os fiscos.
Uma curiosidade é que o MEI, que não precisa ter uma contabilidade, é um dos enquadramentos onde há maior índice de inadimplência, justamente porque a maioria dos empreendedores não tem a contabilidade para alertá-los sobre as datas de vencimento – muitos ficam meses devendo para os fiscos e acabam até mesmo perdendo os direitos básicos, como aposentadoria ou afastamento por doença. Então, veja como contratar uma contabilidade pode fazer muita diferença para que você mantenha suas dívidas com os fiscos em dia!
Conclusões
Veja que contratar uma contabilidade vai muito além de poder contar com as obrigações burocráticas em dia – a contabilidade pode e deve ser utilizada como forma de ajudar a enxergar o negócio de maneira mais ampla, além de evitar problemas com os fiscos e garantir o pagamento dos impostos em dia. Ter um contador parceiro é fundamental para que sua empresa cresça e se desenvolva cada vez mais, por isso, procure uma contabilidade de confiança e que tenha, de preferência, experiência no seu nicho de atuação – isso irá ajudar a garantir que ela saiba como lidar melhor com os problemas envolvidos na gestão do seu negócio como um todo.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E fale conosco em caso de dúvidas!
Até a próxima!