Mostrar Aviso
Compartilhe:

O que é Contabilidade Digital e como ela funciona?

A contabilidade digital tem ganhado força nos últimos anos e se tornando uma opção não só bastante viável, mas até mesmo mais vantajosa do que o modelo tradicional de contabilidade. Com o avanço da internet e também com os problemas que enfrentamos em relação ao coronavírus, as pessoas passaram a perceber a importância de garantir um atendimento de excelência à distância e utilizar a tecnologia a seu favor. No texto de hoje, separamos alguns pontos importantes para que você consiga entender o que é a contabilidade digital e como ela funciona,  além de trazer as vantagens de escolher esse modelo de contabilidade para o seu negócio. Veja abaixo!

Afinal, o que é Contabilidade Digital?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao que é a contabilidade digital e se ela realmente presta o mesmo serviço que uma contabilidade convencional prestaria ao seu negócio. De modo geral, não há nenhuma diferença entre uma contabilidade digital e uma contabilidade convencional no sentido de realização de tarefas – embora seja preciso dizer que a contabilidade digital consegue ser ainda mais completa e mais eficaz, devido à sua rapidez, produtividade e segurança.

Ou seja, você tem todos os serviços tradicionais de uma contabilidade, como envio de documentos aos fiscos, emissão de nota fiscal,  abertura de empresa e de cnpj, certificados digitais, entre outros,  e ainda serviços adicionais como relatórios instantâneas,  utilização de sistemas que facilitam a vida do empreendedor,  armazenamento em nuvem, etc. 

Aqui na Imagem Contabilidade oferecemos também:

  • Escrituração contábil
  • Balancetes
  • Balanço patrimonial 
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Então, no que se difere a contabilidade digital?

Para ficar simples de compreender, a contabilidade digital tem como principal diferença a utilização de tecnologia para melhorar e otimizar os processos no escritório de contabilidade. Na prática, para o cliente, o que muda é a rapidez com que os relatórios são enviados e a facilidade de ter acesso aos documentos por meio de programas em nuvem.

E, claro, tudo isso é feito com total segurança, já que todos os programas são criptografados e possuem muito mais segurança do que até mesmo os documentos em papel,  garantindo total sigilo das suas operações contábeis, ao mesmo tempo em que permitem que o cliente consiga ter acesso a elas de maneira mais simplificada. 

A grande realidade é que todas as contabilidades,  seja agora ou em poucos anos, terão que se adaptar ao sistema digital para continuar no mercado. Para o cliente que optar pela transmissão neste momento,  a vantagem é se modernizar mais rapidamente e garantir que os processos sejam muito melhores. Abaixo, separamos as principais vantagens da contabilidade digital. Veja!

1- Processos automatizados

Você se lembra daquela ideia da contabilidade onde dezenas de pessoas trabalhavam com papéis, máquinas de escrever e calculadoras?  Hoje já não é mais assim e na contabilidade digital o cliente tem acesso aos processos de maneira automatizada, sem a necessidade de precisar aguardar pela chegada do documento físico ou de precisar ficar no telefone com o contador para tirar uma dúvida simples. Agora, basta acessar um sistema e ver seus relatórios e documentos de maneira simples e rápida, totalmente online. 

Com processos automatizados, o cliente garante mais facilidade no seu dia-a-dia e depende menos da contabilidade para informações básicas, garantindo um relacionamento melhor.  

2- Segurança das informações

As suas informações contábeis ficam muito mais seguras quando falamos da contabilidade digital.  Apesar de estar em um programa ou um software, é importante dizer que eles são criados para evitar qualquer tipo de ataque de hacker e, ao mesmo tempo, não depender de um servidor local,  que pode dar problema e fazer com que você perca todas as informações –  no caso da contabilidade digital, as informações ficam na nuvem, sem o risco de perdê-las em momento nenhum. Hoje em dia, isso é extremamente importante para evitar o retrabalho e, principalmente, para evitar problemas fiscais, algo que acontecia com mais frequência no passado. Segurança é tudo na contabilidade e o modelo digital é excelente nesse sentido! 

3- Mais serviços agregados

Como o contador tem menos trabalho com questões burocráticas e papelada, na contabilidade digital ele se tornou mais do que apenas o digitador de informações contábeis e hoje é o que chamamos de contador/consultor,  capaz de te ajudar a tomar decisões em relação ao seu negócio,  evitar atrasos na entrega de declarações e no pagamento de tributos, fazer uma análise completa de entrada e saída financeira, garantir uma gestão do RH e dos contratos de prestação de serviço, entre dezenas de outros serviços que podem ser agregados à contabilidade de maneira muito mais simples e integrados aos sistemas de gestão. O contador hoje é um braço da empresa e não apenas alguém que assina documentos e relatórios –  e essa é uma mudança muito positiva para os clientes que precisam de uma contabilidade mais consultiva e completa. Sem dúvidas, a maior vantagem de migrar para a contabilidade digital! 

Conclusões 

A contabilidade digital já é uma realidade para a maioria dos escritórios contábeis e faz muita diferença no dia-a-dia do cliente que a contrata. Se você está em dúvidas em relação a como funciona o nosso serviço de contabilidade digital, entre em contato conosco para que possamos te explicar o passo-a-passo da sua migração. Temos certeza que a nossa parceria vai ser muito positiva!

Gostou de saber mais sobre a contabilidade digital? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E visite nosso blog para mais! Até a próxima!

Fale com o consultor, é grátis :)