Compartilhe:

Imposto de Renda 2021 – Dicas para fazer sua declaração

O imposto de renda 2021 já está com o prazo definido para entrega, que começa no dia 1º de março e se encerra em 30 de abril. Sendo assim, o tempo para fazer a declaração e conferir se está tudo nos conformes não é muito grande, por isso, é preciso correr para agilizar tudo que será necessário antes do prazo se encerrar e o contribuinte precisar pagar uma multa para os fiscos devido a um atraso. 

Para ajudar o empreendedor que está precisando declarar o seu imposto de renda e ainda nem começou a se organizar para isso, separamos no texto de hoje algumas dicas que podem ser bem úteis nesse momento! Veja abaixo!

Dicas para quem vai fazer o Imposto de Renda 2021

É preciso entender que o imposto de renda sempre será referente ao ano anterior à entrega da declaração. Então, quem for fazer a declaração este ano deve se basear nos rendimentos e pagamentos realizados em 2021. Para quem é empreendedor, também é preciso declarar normalmente, assim como qualquer pessoa contratada via CLT. A diferença está apenas no final da declaração, onde quem trabalha de carteira assinada deverá receber o ressarcimento e os empreendedores costumam ter que pagar para a Receita Federal um valor que será calculado de acordo com o rendimento bruto. Vamos às dicas! 

1- Saiba diferenciar o faturamento da empresa do que você precisa declarar 

A primeira dica para o empreendedor que vai declarar o imposto de renda 2021, é entender que não é preciso declarar todo faturamento bruto da empresa. Essa confusão acontece, especialmente, com pequenos empresários, que ainda misturam as contas pessoa física das contas da pessoa jurídica. Você só deve declarar no seu imposto de renda pessoa física aquilo que foi transferido para sua conta pessoal e o que ficou na conta da empresa não é preciso declarar e nem mesmo pagar imposto sobre isso, sendo distribuído depois como lucro, que é isento do IR.

Então, lembre-se: apenas o que você transferiu para sua conta pessoa física é que deve ser somado. Existem empreendedores que recebem direto na conta pessoal, o que causa um enorme prejuízo, já que tudo que cai nessa conta deve ser declarado no imposto de renda. Se estiver fazendo isso, mude rapidamente para economizar. 

2- Reúna todos os documentos antes da declaração 

Uma dica muito importante para conseguir fazer a declaração de imposto de renda 2021 de maneira rápida e sem erros, é reunir todos os documentos antes de sentar para preencher o programa. Primeiro, reúna todos os comprovantes de rendimento que você teve no ano, como os extratos bancários. Somos todos eles e anote em um local seguro e onde você irá conseguir ter acesso na hora de fazer o preenchimento. Também some todas as suas notas fiscais e gastos que você teve durante o ano, como gastos médicos, gastos com educação e com saúde no geral. Com os documentos reunidos, fica muito mais fácil fazer a declaração rapidamente, apenas preenchendo os campos necessários, sem precisar correr atrás de um documento outro com o programa aberto. 

3- Tire dúvidas com o seu contador

Também é muito importante tirar dúvidas com o seu contador para garantir que você está fazendo o preenchimento de maneira correta e evitar cair na malha fina, que é capaz de gerar multas e problemas. Se você tiver dúvidas de como fazer o preenchimento, é muito importante ligar para o seu contador antes do prazo final e até mesmo com algumas semanas de antecedência para que dê tempo dele te responder e você corrigir o que está errado. Evite deixar para última hora para fazer essa consulta, porque os contadores costumam ficar muito atarefados nessa época do ano e podem não conseguir te atender a tempo. Caso você tenha um contador consultor que esteja sempre preparado para te ajudar, ele pode ser muito útil também na hora de reunir documentos, pois ele saberá exatamente o que precisa declarar e o que não precisa. Conte com esse profissional e evite dores de cabeça – a malha fina do imposto de renda, além de trabalhosa, ainda é muito ruim devido às multas que podem vir junto com as correções. É interessante evitar esse processo. 

4- Contrate um contador

Como falamos acima, se você não tem tempo de fazer o seu imposto de renda ou se tem muitos documentos que geram dúvidas, a melhor solução é contratar um contador especializado que possa fazer a declaração pra você. Mesmo que ela tenha que ser paga, a declaração feita pelo contador é muito mais precisa e vai te ajudar a economizar na hora que o valor do seu IR for definido. Existem muitas pessoas que declaram errado, caem na malha fina ou até mesmo passam a pagar um valor absurdo de imposto de renda, sendo que poderiam ter economizado esse dinheiro. Então, se você não tem experiência no assunto e não sabe como fazer a declaração corretamente, não hesite em procurar um contador especializado para dormir tranquilo e seguir com outras obrigações da sua empresa. 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais informações sobre contabilidade e empreendedorismo. Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)