Mostrar Aviso
Compartilhe:

Melhor tributação para sua empresa! Dicas!

Garantir a melhor tributação para sua empresa é fundamental para que ela obtenha o sucesso esperado e possa se destacar no mercado. Afinal, é o enquadramento tributário que define quanto iremos pagar de impostos e a forma como isso será feito ao longo dos anos. Por esse motivo, trouxemos no texto de hoje algumas dicas que podem ajudar muito na hora de escolher a melhor tributação, ou seja, o melhor regime tributário para sua empresa, considerando as características dela. Veja abaixo as informações que trouxemos sobre o assunto!

Antes de escolher a melhor tributação para sua empresa, você sabe o que isso significa?

Antes de falarmos das dicas que trouxemos sobre como escolher a melhor tributação para sua empresa, você sabe o que ela significa na prática? De forma simples e objetiva, a tributação do seu negócio é a forma como ele paga os impostos, ou seja, como os tributos são calculados. Então, ao escolher um tipo de Regime Tributário, você está escolhendo como calcular os impostos, o que pode gerar um valor maior ou menos a ser pago no fim do mês ou do ano. Os Regimes Tributários no Brasil são três:

  • Simples Nacional, um regime tributário bem simplificado, como o nome indica. É um regime cujo lucro é presumido e os pagamentos são feitos em uma única guia, facilitando o processo. 
  • Lucro Presumido, um regime um pouco mais complexo, porém, onde o lucro da empresa também é presumido. 
  • Lucro Real, o regime tributário onde a empresa paga exatamente pelo lucro. É um regime mais complexo e que exige bastante conhecimento contábil de quem faz os cálculos para evitar erros.

Veja as dicas que trouxemos para que você possa ter a melhor tributação empresarial

Quer ter o melhor regime tributário e garantir um pagamento de impostos que seja justo? Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Veja!

1- Faça um planejamento tributário com um contador experiente

O primeiro passo para que você possa pagar menos impostos e ter a melhor tributação empresarial é por meio de um planejamento tributário efetivo. Isso pode ser realizado na abertura da empresa, preferencialmente, mas também pode acontecer após anos em funcionamento, já que nada impede que você comece a economizar e organize sua área contábil a qualquer momento. O ideal é que o planejamento tributário seja realizado com um contador que possua experiência nesse tipo de serviço, afinal, ele saberá exatamente o que vai ser melhor para sua empresa e quais os prós e contras de mudar o Regime Tributário para algo que possa ser mais trabalhoso, porém, que traga mais resultado a médio e longo prazo, especialmente no que diz respeito à economia na hora de pagar os impostos. É fundamental fazer uma análise criteriosa para garantir que as decisões tomadas sejam as mais assertivas possíveis. 

2- Pense em mudar de lucro presumido para lucro real

O Lucro Real é um regime tributário muito temido pelos empreendedores, justamente porque ele traz mais trabalho e exige que a contabilidade seja feita de uma maneira mais aprofundada. Porém, os benefícios do Lucro Real são inúmeros, já que esse tipo de regime costuma fazer com que a empresa pague bem menos impostos do que pagaria no lucro presumido ou no simples nacional, por exemplo. 

Mas é importante dizer que nem todas as empresas se beneficiam do lucro real e, por isso, como dissemos acima, é fundamental procurar um contador especializado em planejamento tributário para que ele possa indicar a melhor opção para o seu caso em específico. Além disso, como o lucro real é mais trabalho, costuma ser mais indicado terceirizar a parte contábil para que os seus funcionários não fiquem sobrecarregados com o excesso de burocracia. Seja como for, vale a pena estudar a possibilidade do lucro real na sua empresa e ver se ele é a melhor tributação para ela – em muitos casos, essa é a solução para economizar muito e garantir o máximo de aproveitamento do lucro da empresa, afinal, você só irá pagar por aquilo que realmente lucrar, sem presunção de lucro, o que é excelente para as finanças no geral. 

3- Organize a parte contábil da sua empresa

As duas dicas que trouxemos acima são excelentes para os empresários, porém, como elas podem ser colocadas em práticas em um ambiente onde há desorganização generalizada e o empresário nem sabe ao menos o quanto paga de imposto? Por isso, antes mesmo de pensar em planejamento tributário e mudança de regime, é necessário procurar um contador para que organize a sua parte contábil e também a parte financeira do seu negócio. Isso irá te ajudar a ter um panorama geral de como anda a situação da sua empresa e o que precisa mudar para que o lucro aumente e para que você chegue à melhor tributação para sua empresa. Uma boa dica é contratar uma empresa especializada em BPO Financeiro, uma modalidade de terceirização dos processos financeiros muito interessante e que pode ajudar bastante o seu negócio. 

Conclusões 

Seja qual for o seu Regime Tributário, para escolher a melhor tributação para sua empresa, é importante organização e ajuda contábil especializada. Entre em contato conosco para que possamos te ajudar nesse sentido. Somos especializados em planejamento tributário de médias e grandes empresas!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais informações como essa! Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)