Mostrar Aviso
Compartilhe:

Como contratar um bom contador? Dicas!

Contratar um bom contador é importante para todos que desejam organizar seu setor financeiro e contábil e garantir crescimento para a empresa. Afinal, a contabilidade e o setor de finanças de um negócio andam de mãos dadas e têm o objetivo de promover expansão e evitar a falência.

Mas você sabe como contratar um bom contador? Quais são as características que esse profissional deve ter para oferecer um serviço de qualidade para o seu negócio em específico? Abaixo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer essa contratação da melhor maneira possível. Veja!

Separamos algumas dicas de como contratar um bom contador

Se você ainda está começando o seu negócio ou está em fase de expansão e não sabe ainda como fazer para contratar um bom contador, separamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a ter uma ideia de como fazer isso de uma maneira inteligente! Vamos lá?

1- Procure um contador especializado no seu nicho de atuação

A primeira dica é bastante importante, mas muitas pessoas deixam de se atentar a ela. Quando pensamos em contratar uma contabilidade, nem sempre imaginamos que os contadores possuem diversos nichos de atuação – e que eles são mais especializados em um ou em outro.

Mesmo quando um contador é generalista e atende empresas de diversos portes, ele tende a ter mais experiência com empresas de características parecidas. É o mesmo que acontece com um advogado: mesmo que ele atenda vários nichos, ele costuma se especializar em uma área de atuação mais específica.

Com a contabilidade é a mesma coisa! Por isso, vale a pena procurar por contabilidades que tenham experiência com o seu porte empresarial. Por exemplo: existem contabilidades que têm muita experiência com empresas de pequeno e médio porte, como é o nosso caso.

Se você precisar de ajuda, nos procure para que possamos oferecer um auxílio contábil completo.

2- Explique sua necessidade para o contador

É importante ter uma conversa franca com o seu contador. Do que exatamente você precisa? A ajuda que ele dará será mensal ou apenas para momentos esporádicos, como na abertura da empresa? Às vezes, ao conversar com o contador, você percebe que tem outras necessidades além do que imaginava, tornando muito mais vantajoso contratar um plano mensal e um acompanhamento mais direto, com consultorias, reuniões e até mesmo ações em outros setores, como no financeiro, por exemplo.

Por isso, marque uma reunião com o seu contador, explique suas necessidades e peça para que ele seja o mais didático possível em relação ao que poderá te oferecer. Ao entender os planos e pacotes que ele traz, será mais fácil decidir se vale ou não a pena fechar negócio com aquela contabilidade – ou se existem outras que possuem planos mais vantajosos. Lembre-se: Pesquisar sobre o que você precisa também vai ajudar muito a saber o que esperar do seu contador. Mesmo sendo empresário, é sempre bom ter uma noção de contabilidade e da parte financeira da sua empresa.

3- Foque no custo-benefício do pacote

É possível fechar pacotes com contabilidades muito mais baratos do que vemos normalmente ou até mesmo fechar por serviços esporádicos e realizar a contabilidade sozinho. Mas, você precisa pensar sempre no custo-benefício e não apenas no preço que uma contabilidade cobra. Considere alguns fatores:

  • A contabilidade oferece uma boa consultoria e irá tirar as dúvidas que você tem? Isso é importante, especialmente para quem está começando e não tem noção nenhuma de gestão empresarial.
  • Você acha que dará conta de realizar a contabilidade sozinho e pagar o contador apenas para assinar documentos? Em geral, fazer isso é um risco para a sua empresa, pois sempre podemos deixar algo passar e ficar em débito com os fiscos. Ter a consultoria fulltime costuma ser a melhor opção, mesmo com pacotes mais em conta.
  • O pacote que a contabilidade oferece será útil para que você fique tranquilo em relação à sua área contábil? Se sim, ele é uma boa ideia e pode ser indicado mesmo para empresas que estão começando. Evitar problemas com os fiscos é sempre uma boa saída para evitar a falência e até mesmo o pagamento de impostos de maneira errônea.

Conclusões

Contratar um bom contador vai ser o que irá diferenciar sua empresa das demais. O bom contador vai te ajudar com a abertura da empresa e com toda sua organização durante os anos em que ele te atender. E essa deve ser sua prioridade ao procurar alguém nesse sentido, pois a contabilidade da sua empresa deve ser o mais organizada possível para evitar qualquer tipo de problema com os fiscos.

Em caso de dúvidas, nos procure que iremos te ajudar a organizar o seu setor contábil e financeiro. Entre em contato e marcaremos uma reunião presencial ou online!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares.

Fale com o consultor, é grátis :)