Mostrar Aviso
Compartilhe:

As vantagens de formalizar sua empresa!

Formalizar a sua empresa é excelente e traz inúmeros benefícios, que vão desde os mais simples, até os mais práticos, permitindo uma atuação mais completa. No texto de hoje, separamos algumas das principais vantagens em se formalizar, independente se você é um profissional que trabalha sozinho por conta própria ou se você já possui uma equipe especializada que te ajuda na prestação de serviços. Veja abaixo as informações que trouxemos sobre esse assunto!

5 vantagens em formalizar sua empresa!

Sem mais delongas, separamos abaixo cinco vantagens de formalizar sua empresa, independente da sua área de atuação ou da quantidade de pessoas que trabalham com você. Veja!

1- Você consegue emitir nota fiscal de serviço

Uma excelente vantagem em se formalizar é que você poderá entrar no site da Prefeitura da sua cidade para começar a emitir notas fiscais de serviço. Isso é muito importante para quem busca mais profissionalismo e atuação com grandes empresas, afinal, a maioria delas precisa da nota fiscal para justificar o pagamento aos seus fornecedores. Então, é um diferencial competitivo você se tornar um fornecedor que pode emitir nota fiscal sem nenhum problema. Entre um profissional que pode fazer isso e um informal, grandes empresas geralmente vão na segunda opção!

2- Você terá mais acesso ao crédito

Outra vantagem que vale a pena citar é o fato de que, ao se formalizar, você passa a ter mais acesso às linhas de crédito, tanto governamentais quanto de instituições financeiras privadas. Com isso, torna-se muito mais fácil ampliar seus negócios, contratar funcionários, gerir crises, comprar equipamentos, entre outros investimentos necessários para uma empresa que está começando. Apesar de ser possível conseguir crédito como pessoa física, o crédito empresarial é muito mais vantajoso, pois conta com uma menor taxa de juros e maior facilidade de aprovação.

Além disso, algumas linhas de créditos governamentais são exclusivas para empresas de pequeno porte ou microempresas, então, você só tem acesso a elas por meio da formalização. Em resumo, apesar de não ser essencial para uma empresa, as linhas de crédito são muito importantes, especialmente em momentos de crise como a que vivemos agora com a pandemia do coronavírus

3- É possível expandir os negócios

Vamos supor que você seja um profissional autônomo, que atua sozinho por meio de contratações envolvendo grandes empresas ou mesmo pessoas físicas. Ao se formalizar, é possível crescer e expandir os negócios, contratando funcionários, tendo acesso às linhas de créditos que já citamos acima, e tendo uma visão mais empreendedora da sua atuação. Todos esses fatores impactam diretamente na possibilidade de você ter rendimentos maiores e passar a atuar não apenas como um profissional especializado, mas também como uma empresa completa. É claro que tudo depende dos seus objetivos, mas se existe o desejo de se expandir, a formalização é fundamental nesse processo.

4- Você paga menos impostos como empresário

Mesmo que você já esteja, de certa forma, formalizado como autônomo, como empresário paga-se muito menos impostos. Como estimativa para trazermos dê exemplo, é possível que haja até 20% a menos de cobrança de impostos como uma microempresa ao invés da atuação como profissional liberal ou autônomo. Para quem está querendo crescer, especialmente em um momento onde cada centavo conta, com certeza economizar com impostos faz toda a diferença e pode ser um divisor de águas na sua carreira.

Estamos citando isso especialmente porque, mesmo quem irá continuar atuando sozinho, sem equipe e sem se enquadrar exatamente nos moldes de uma empresa, ainda assim pode se beneficiar da abertura de um CNPJ em seu nome. Bons exemplos são os médicos, dentistas, engenheiros e outros profissionais que costumam atuar por conta própria e pagam muito de imposto –  que pode ser reduzido no intuito de haver uma boa economia mensal e anual.

5- Você atrai investidores

Por fim, uma das vantagens em se formalizar é que você passa a atrair investidores interessados no seu modelo de negócio. Mesmo que você tenha uma boa ideia ou que atue de maneira excepcional, os bons investidores só vão te procurar no momento em que você estiver formalizado como uma empresa. Isso é essencial para quem busca crescimento e não deseja atuar apenas regionalmente.

Conclusões

Gostou de saber de algumas das principais vantagens em se formalizar? Nós da Imagem Contabilidade temos planos para todos os tipos de empresários, sejam eles profissionais que atuam sozinhos ou mesmo pessoas que desejam começar uma empresa que se expandirá no futuro. Se tiver qualquer tipo de dúvida a respeito da formalização, entre em contato conosco para que possamos te ajudar. Saiba que a formalização é bem rápida e pode sair em até 24 horas, dependendo do seu estado e município. Algumas dicas para agilizar o seu atendimento são essenciais, como:

  • Marque uma reunião presencial online conosco e tire todas as suas dúvidas
  • Reúna seus documentos e principalmente os extratos bancários para que possamos mensurar o tamanho da sua empresa de acordo com o faturamento anual.
  • Saiba quais são seus objetivos, se há o desejo de criar uma empresa que possa se expandir no futuro ou se há o desejo de trabalhar por conta própria sozinho. Com essa informação, conseguimos te ajudar no enquadramento ideal para o seu caso em específico.

Entre em contato conosco por meio do nosso formulário de contato! E não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima semana com mais dicas!

Fale com o consultor, é grátis :)