Mostrar Aviso
Compartilhe:

Abrir um negócio de sucesso em 2021? Veja dicas!

Abrir um negócio de sucesso é o desejo de todo empreendedor este ano. Após um período tão complicado que a pandemia de coronavírus trouxe, agora que, aos poucos, o mundo volta ao normal, abrir uma empresa passou a fazer parte dos planos que estavam pausados. Mas será que existe uma forma de garantir sucesso no seu negócio em 2021? No texto de hoje, trouxemos algumas dicas sobre como você pode ter uma empresa com um pouco mais de segurança e sabendo o que pode ser feito para evitar problemas capazes de levar à falência. Veja abaixo!

5 dicas para abrir um negócio de sucesso em 2021 

Sem mais delongas, separamos abaixo algumas dicas para quem quer abrir um negócio de sucesso em 2021, um ano com muitas dificuldades, mas também com a possibilidade de recomeços para aqueles que se arriscam e saibam da importância de investir da melhor maneira possível. Veja!

1- Procure a ajuda de um contador especializado no seu nicho

A primeira dica é uma das mais importantes quando pensamos em abrir um negócio, seja ele de qual nicho for. Você deve procurar ajuda contábil especializada, porque isso faz toda diferença para que as suas escolhas empresariais tenham sentido e garantam que você obtenha sucesso com o seu negócio. O ideal na hora de contratar um contador é perguntar se ele possui experiência no seu nicho de atuação, especialmente no porte da empresa que você pretende abrir – por exemplo, um contador mais especializado em pequenas empresas pode não ser o ideal para uma grande indústria, certo? É interessante ter o cuidado de pesquisar bastante para fazer escolhas que sejam assertivas nesse sentido. Uma boa conversa com a contabilidade que você está pensando em contratar costuma ser o suficiente para tirar todas as dúvidas a respeito do que ela pode fazer e qual é a experiência dela com o seu tipo de negócio em específico. Marque uma reunião online ou presencial para conversar com o contador antes de fechar essa parceria, isso ajuda muito no processo! 

2- Faça uma pesquisa de mercado antes de abrir um negócio

Se você está pensando em abrir uma empresa, é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber se o seu nicho de atuação está em alta ou se você vai ter mais dificuldades para conseguir clientes e fechar bons negócios. Obviamente, todo tipo de empresa pode alcançar sucesso, mesmo que ela possua um nicho mais restrito, porém, você precisa se preparar para as dificuldades e saber exatamente o que irá surgir pela frente em relação ao seu novo negócio. Por exemplo, se você acredita que a sua nova empresa vai ter muita aceitação no mercado e não se prepara para investir pesado em marketing e realizar ações para atingir o maior número de pessoas possível, e descobre apenas mais na frente que esse nicho está defasado, todo seu investimento e esforço pode ir por água abaixo por falta de pesquisa e preparação. Então, a dica é fazer a lição de casa direitinho e se preocupar ao máximo em compreender o cenário do mercado que você está sendo inserido agora.

3- Guarde um dinheiro para o capital de giro

Nem todo mundo pensa em guardar dinheiro para o capital de giro ao abrir um negócio de sucesso. Mas é importante saber que o dinheiro reservado para abrir a empresa não é suficiente para garantir a segurança que ela precisa nos primeiros meses de atuação no mercado, quando ainda não se tem muita noção das entradas e saídas para manter esse negócio em funcionamento. Então, é importante que você guarde, além do dinheiro para começar a atuar, o dinheiro do capital de giro, porque, apesar de parecer besteira, é o capital de giro que garante mais segurança e impede a tão famosa falência comum aos novos negócios menos despreparados. Além disso, empresas com um bom capital de giro tendem a passar melhor pelas crises, como aconteceu com a crise do coronavírus, onde muitos negócios faliram porque não haviam se preparado para ficar tanto tempo sem vender e sem atender os clientes. Capital de giro deve sim ser uma preocupação a ser levada em consideração!

4- Entenda sobre burocracias 

Essa dica tem muita relação com a primeira, onde explicamos a importância de um contador de qualidade especializado no seu nicho de atuação. Aqui, a dica é que você compreenda um pouco sobre os enquadramentos empresariais e como funciona o processo burocrático de um negócio, mesmo que seja de uma forma geral. Ter esse conhecimento vai te ajudar a tomar boas decisões e não ficar 100% dependente de outros profissionais tomarem a frente desses processos. Entenda sobre o porte da sua empresa, o tipo de regime tributário e o enquadramento como, por exemplo, se ela vai ser uma microempresa, uma empresa de pequeno porte, ou outro tipo de negócio. 

5- Procure as parcerias certas

Ao abrir uma empresa, é possível que você precise ter um sócio, dependendo do tipo de enquadramento desse novo negócio. Um problema muito comum é as pessoas escolherem sócios apenas para que eles estejam ali contribuindo com os seus nomes, mas é muito importante que a escolha dessa pessoa seja bastante analisada por diversos aspectos, incluindo a sua confiança nela. Se o sócio tiver uma participação maior, com investimentos ou até mesmo atuação no negócio, é ainda mais importante que essa parceria seja de qualidade e de muita confiança entre os envolvidos. Evite ao máximo misturar assuntos familiares com assuntos de negócio, a não ser que você tenha plena certeza de que nada irá impedir que a sua empresa avance, mesmo quando houver pequenas brigas ou desentendimentos pessoais. Pense sempre de forma estratégica e não emocional!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares e entre em contato conosco em caso de dúvidas! Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)