Mostrar Aviso
Compartilhe:

5 benefícios da Contabilidade Digital

A contabilidade digital já chegou para a maioria dos brasileiros e ela é extremamente vantajosa para que seja possível realizar um trabalho melhor em menos tempo. No texto de hoje, vamos contar um pouquinho dos benefícios desse modelo de contabilidade para quem nunca ouviu falar dele ou para quem ainda tem dúvidas de como ele funciona. Veja abaixo!

Veja os principais benefícios da contabilidade digital!

Sem mais delongas, vamos aos principais benefícios que você terá ao contratar uma contabilidade digital para o seu negócio!

1- Rapidez nas entregas

Sem dúvidas, um dos benefícios da contabilidade digital para quem a contrata é a rapidez nas entregas. Como todos os dados estão no sistema de maneira fácil e intuitiva, o contador consegue enviar documentos e realizar burocracias sem tantas dificuldades como acontecia anteriormente – o processo antes da contabilidade digital era todo manual e o contador precisava encontrar os documentos no arquivo, fazer uma seleção prévia, contratar um motoboy para enviar os documentos e depois recebê-los de volta para armazenamento. Se fosse apenas uma consulta aos dados, era preciso parar tudo que estava sendo feito e procurar no arquivo para dar uma resposta ao cliente, que poderia ser até mesmo bem simples, caso ela estivesse em um sistema de dados automatizado. 

A contabilidade digital trouxe a possibilidade de facilitar as entregas de relatórios e de outros serviços, garantindo que o cliente tenha um atendimento melhor e mais eficaz, mesmo em uma situação de emergência. É claro que algumas coisas ainda levam tempo, mas o que foi possível automatizar e acelerar, a contabilidade digital garantiu que acontecesse. Se você ainda não é cliente de uma contabilidade digital, a migração irá te surpreender com a efetividade e rapidez dos trabalhos. 

2- Redução de custos

Falamos logo acima sobre a necessidade do motoboy para realizar entregas de documentos, certo? Mas este era apenas um dos custos que a contabilidade digital trazia com funcionários – existiam muitos outros, como custos com dezenas de pessoas para realizar trabalhos burocráticos, custos com retrabalho por causa dos erros, custos do espaço, que precisava ser muito maior, enfim, diversos custos que a automatização do processo conseguiu diminuir. 

Para o cliente final, isso se reverteu em diminuição dos seus custos com o contador, que consegue hoje ser mais completo cobrando menos. Se o custo se manteve com a sua contabilidade digital, pode ter certeza de que ele compensou com os serviços agregados, como vamos falar abaixo. O que é importante saber aqui é que os custos diminuem e o contador, aos poucos, consegue oferecer mais ao cliente, cobrando bem menos! Isso é benéfico para ambos os lados, que ficam satisfeitos com a receita e com o serviço prestado. 

3- Contabilidade digital é mais consultiva

Sabe aquela ideia do contador que apenas é um digitador? Isso não existe mais! O contador não é mais aquela figura que apenas envia documentos ou assina o que for preciso para enviar aos fiscos, porque a contabilidade mudou e agora é uma contabilidade digital consultiva. Ou seja, você vai ter um contador muito mais presente para dar aconselhamento a respeito do que fazer com o seu RH, de como agir com suas finanças, o que precisa mudar e o que é possível investir, entre outros detalhes que a contabilidade hoje consegue fazer porque não precisa mais ficar debruçada em burocracias. 

Aliás, esse é o ponto principal da contabilidade digital. A burocracia que antes era 100% manual ou realizada em planilhas de excel, hoje está automatizada em programas de gestão, poupando tempo do contador e permitindo que ele consiga estar mais presente para ajudar os seus clientes da melhor maneira possível. Ser uma contabilidade digital significa que você perde menos tempo com trabalhos manuais e se dedica muito mais a quem importa, que são os seus clientes! Sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens de migrar para esse tipo de contabilidade. 

4- Segurança das informações

Não é porque os seus dados estão em um sistema que eles não estão seguros. Muito pelo contrário: a contabilidade digital utiliza sistemas criptografados de ponta a ponta, evitando qualquer problema de vazamento de informações. Além disso, os arquivos impressos podiam estragar, se perder ou até serem roubados, coisa que não acontece com um sistema digitalizado – suas informações estão salvas, independente do que aconteça com o computador da contabilidade e com os seus servidores. Tudo está na nuvem para que nada jamais aconteça com os seus dados. Isso é excelente também, como já dissemos, para manter a rapidez dos processos. Caso você precise de alguma informação, ela está pronta em poucos segundos, sem que seja necessária uma pesquisa profunda nos arquivos. Nunca mais será preciso realizar backups manuais ou verificar se os arquivos estão bem armazenados, porque o sistema faz isso sozinho de tempos em tempos! 

5- Integração de serviços

Como já falamos acima, a contabilidade digital oferece algo incrível para os seus clientes, que é a possibilidade do contador ser também um consultor. Alguns serviços comuns de serem integradas à contabilidade são: planejamento tributário para que o cliente reveja de tempos em tempos o regime escolhido e se os impostos estão justos, BPO Financeiro para que seja possível tomar decisões mais inteligentes, entre outros serviços que sua contabilidade poderá oferecer após a mudança para a contabilidade digital. Mais serviços por menos custos!

Gostou de saber das vantagens da contabilidade digital? Entre em contato conosco e faça a sua migração para que possamos te ajudar! E não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)