Compartilhe:

10 dicas para advogados empreendedores iniciantes!

Advogados empreendedores iniciantes podem sofrer quando começam suas trajetórias de empreendedorismo por não saber como agir e quais as melhores formas de se evitar problemas. Afinal, abrir uma empresa não é fácil e quem está iniciando sua vida profissional dessa maneira deve pesquisar muito para evitar erros bobos e que podem custar o sucesso do negócio. Por isso, no texto de hoje, separamos algumas dicas que merecem sua atenção antes mesmo de você se lançar nesse caminho que é repleto de bons frutos, mas também de muitos desafios. Veja abaixo! 

Veja as dicas para advogados empreendedores iniciantes! 

Se você está no grupo dos advogados empreendedores iniciantes, saiba que é muito comum que essa profissão seja repleta de pessoas que decidem trabalhar por conta própria ao invés de buscar uma vaga fixa em uma empresa. Isso porque advogar sozinho costuma trazer bastante retorno financeiro, embora muitos desafios estejam pelo caminho. Vamos, então, às dicas! 

1- Comece levantando um bom dinheiro 

A primeira dica é uma das mais importantes: você deve se preocupar em levantar um bom dinheiro para começar a empreender com sucesso. Ter um capital de giro vai te ajudar a passar por momentos de crise sem tanto desespero, garantindo que seja possível recomeçar quando algo sair errado. Então, comece a economizar e guarde o que puder pela sua nova empresa!

2- Se preocupe em fidelizar clientes

Especialmente no começo da sua atividade como empreendedor, é importante ter clientes que sempre vão te procurar em caso de necessidade ou para tirar dúvidas, por exemplo. Fidelize esses clientes fazendo um bom atendimento e mostrando que você realmente se importa com eles. Esteja sempre disponível e ajude o máximo possível! 

3- Pense em se especializar o quanto antes

Advogados que atuam de maneira genérica tendem a ganhar menos, especialmente porque é mais raro encontrar advogados que sejam especializados em uma determinada área. Então, quanto antes você encontrar sua área de atuação – não apenas decidindo entre civil, penal e outras, mas também se aprofundando e se especializando dentro de uma delas – melhor! Ser especializado vai te ajudar a conseguir bons clientes e vai garantir que você comece a ganhar mais! 

4- Nunca pare de estudar

Parar de estudar não é uma opção para quem atua no direito. Essa é uma área que está sempre mudando e um bom advogado deve saber de cada uma das atualizações dos códigos, além de entender como agir nas mais diversas situações do seu dia-a-dia. Faça cursos de atualização, cursos rápidos, pós-graduação, entre outros, mas nunca pare de estudar!  

5- Invista em bons equipamentos

Se você vai ter o seu próprio escritório, é importante que eles funcionem bem e sejam de boa qualidade. Invista em bons computadores, impressoras, mesa e cadeira que seja confortável. Esse investimento terá um retorno direto na sua produtividade e na forma como você lida com o dia-a-dia. Imagine o cliente precisando de uma resposta rápida e o seu computador lento ou travando? Busque bons equipamentos sempre!

6- Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode te ajudar muito a organizar o seu dia-a-dia, com programas de gestão, agenda para não esquecer nenhum compromisso, entre tantos outros detalhes que vão ser muito úteis, independente de quantos clientes você tem neste momento. Então, comece a pesquisar sobre softwares, equipamentos e outras tecnologias que podem ser úteis no seu processo de trabalho. Existem dezenas voltadas diretamente para advogados empreendedores iniciantes – e também os experientes. 

7- Aprenda sobre marketing

Se você está no grupo dos advogados empreendedores iniciantes, será preciso correr atrás dos clientes para conseguir ganhar seu dinheiro, certo? Para isso, o marketing vai ser fundamental, pois será através dele que os clientes vão chegar até você. Aprenda sobre marketing digital, faça um site e esteja presente nas redes sociais de maneira positiva sempre. E, principalmente, cuidado com as gafes e com posicionamentos errados nas redes, pois eles impactam muito na sua captação de clientes. Muitas vezes, ficar sem opinar é melhor do que dar opiniões polêmicas e que podem te prejudicar profissionalmente. 

8- Terceirize aquilo que você não sabe como fazer bem

Como falamos acima, ter um site e redes sociais é importante para que seus clientes cheguem até você. Mas os advogados empreendedores iniciantes precisam fazer mil coisas ao mesmo tempo e é necessário aprender a delegar aquilo que você não sabe fazer bem, como um site, por exemplo. Assim, você evita fazer um trabalho ruim e foca no que realmente importa, que é a sua atuação como advogado! 

9- Formalize-se

Ao empreender, é preciso se formalizar e isso deve ser feito bem antes de começar a captação de clientes. Abra o seu CNPJ e se preocupe em ficar em dia com os fiscos, pagando todas as suas contribuições e mantendo a sua empresa devidamente regularizada. Sendo do grupo dos advogados empreendedores iniciantes, pode ser que no começo você ganhe menos, mas logo comece a ter um bom rendimento, então, cuidado para não ficar enquadrado de maneira errada! 

10- Contrate um contador

Por fim, uma dica importante para todos os advogados empreendedores iniciantes é ter a ajuda de um contador de confiança para todos os processos que citamos, especialmente aqueles relacionados com a abertura da empresa. Apenas o contador saberá te enquadrar da maneira correta e poderá ficar de olho nas suas contribuições para garantir que está tudo correndo bem! Entre em contato conosco em caso de dúvidas para que possamos te ajudar melhor! 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima! 

Fale com o consultor, é grátis :)